Blog

Horta em casa: Faça a sua com vasos decorativos

horta em casa com vasos decorativos

Já pensou em cultivar seus próprios temperos? Essa é uma das melhores formas de se conectar com todo o processo que envolve preparar todo e qualquer alimento. Assim, ter uma horta em casa, feita com vasos decorativos, é um ótimo jeito de reforçar essa forma de expressão pessoal.

Quando cada etapa do preparo dos alimentos ocorre de forma artesanal, o resultado final é sempre mais gratificante. Mas nem todo mundo sabe que é possível cultivar seus próprios temperos em uma horta caseira, com o uso de vasos decorativos.

Isso porque os vasos são versáteis, economizam espaço e permitem transferir a hora para qualquer lugar da casa. Além disso, com vasos de fibra de vidro, a realocação será muito mais tranquila, caso necessária. Isso ocorre por conta da leveza, muito maior do que a dos vasos tradicionais.

Então, para te ajudar nessa tarefa, acompanhe o texto e confira as 5 dicas da Vaso e Cor para uma horta funcional e elegante. Ah, as dicas também valem para quem já tem uma horta em casa mas quer melhorar ainda mais a sua experiência com os temperos.

Qual planta cultivar na minha horta em casa?

Ter alimentos orgânicos é tudo de bom, mas uma dúvida pode surgir nesse processo: qual espécie cultivar? Essa é uma dúvida comum para quem está tentando montar uma horta em casa. Sendo assim, conheça as plantas mais comuns para cultivar:

  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Alecrim;
  • Coentro;
  • Manjericão;
  • Hortelã;
  • Orégano;
  • Tomilho.

Além disso, plantas medicinais, ervas aromáticas, hortaliças e até frutas, como o morango, também são indicadas para cultivo em vasos. Nesses casos, uma dica é conferir quais são as chamadas plantas companheiras, para saber quais podem ser plantadas em conjunto.

Segundo a paisagista Franciny Koch, a fibra de vidro faz dos produtos da Vaso e Cor perfeitos para montar e cuidar da horta. “Além da leveza, os vasos da Vaso e Cor não deixam que a água desse substrato evapore rápido como os vasos de cerâmica”, comentou.

Dica 1 – A montagem do vaso

Antes de iniciar sua horta, é importante preparar o vaso para receber as novas plantas. Então, para começar, primeiro, coloque no fundo do vaso a argila expandida. Em seguida, forre com manta de drenagem, também chamada de Bidim.

É esse material que vai manter o substrato dentro do vaso. Por último, coloque o substrato mais indicado para o tipo de vegetação que você vai cultivar na sua horta em casa.

Dica 2 – O vaso ideal para sua horta em casa

A escolha pelo vaso deve ser feita pelo modelo que atenda aos seus objetivos. Existem diversas formas de cultivar temperos, seja em vasos menores, maiores, em um só vaso ou em vários.

Portanto, faça um checklist. Enumere seus temperos favoritos para ter em casa e planeje a quantidade que vai lhe agradar. Assim você terá o que precisa – e o que gosta – durante o preparo dos alimentos.

Dica 3 – Vasos de fibra de vidro

Um tipo de vaso para horta em casa que você pode apostar com tudo, são os vasos de fibra de vidro. Eles oferecem leveza e resistência – ideais para movimentar a horta e deixar a composição mais personalizada.

As opções de acabamento dos vasos da Vaso e Cor, Auto Brilho, Tons da Terra e Fusão dão ainda mais beleza a composição. O catálogo conta com cores vibrantes que vão deixar a horta ainda mais especial.

Dica 4 – Tudo em um só vaso

Um vaso com uma boa abertura da boca permite o plantio de diversas espécies de temperos com mais eficiência. Isso porque ele deixa as plantas crescerem e se desenvolverem da melhor forma. A composição vai ficar cheia de vida, com as cores e texturas que as plantas proporcionam.

Dica 5 – Multiformatos

Para quem gosta de movimento, uma ótima opção é mesclar vasos decorativos de diferentes formatos. Você pode fazer uma composição com redondos e quadrados, grandes com pequenos. O importante é compor vasos com características únicas, valorizando o seu paisagismo.

Cuidados com a sua horta em casa

Sempre que for cultivar qualquer planta, é importante se atentar ao procedimento correto de irrigação para cada espécie. As mais resistentes podem ser regadas de uma a três vezes por semana, por exemplo.

Uma dica é sempre fazer a rega sem excessos, para não encharcar a planta. O ideal é entender tudo sobre a planta que você escolheu, seja pela internet ou com a ajuda de um profissional.

Dessa forma, fica muito mais fácil oferecer todos os cuidados que a planta necessita, incluindo uso de fertilizantes e substratos. Assim, a sua horta em casa cresce sempre saudável e bonita, e o paisagismo ainda é beneficiado. Confira abaixo a entrevista completa com a Franciny Koch.

Gostou das dicas? Encontre os vasos ideais para fazer a sua horta em casa na nossa loja virtual. Acesse e adquira seu Vaso e Cor favorito. E não se esqueça de seguir as redes sociais da Vaso e Cor para ficar por dentro de todas as novidades.

Confira mais sobre vasos decorativos no nosso blog:

Moderno, belo e versátil | Conheça o vaso Lumiére e seus diferenciais na decoração e paisagismo

Vaso e Cor na ABCasa | Descubra as apostas que vão estar em alta durante a feira

ABCasa Fair | Cinco influencers confirmam presença no estande da Vaso e Cor

Dicas e inspirações | Como inserir vasos decorativos em ambientes corporativos

Arquitetos transformam espaço de lazer e fachada de residência com vasos de plantas

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *