Arquitetura e Paisagismo, Blog

Paisagismo de Verão: Conheça as plantas da estação

Conheça as melhores espécies para investir no seu projeto de paisagismo de verão e acerte na estação mais quente do ano.

Dia 21 de dezembro, acontece a inicio oficial do verão no hemisfério sul. Nesse período, o sol se intensifica preparando a terra para toda a fertilidade e abundância da estação. Com duração de três meses, o verão é marcado pelas altas temperaturas e chuvas intensas.

No Brasil, esse período convidativo traz uma alta nas reformas de áreas externas e casas de praia. Pensando nisso, com o sol intenso, é importante redobrar os cuidados com seu jardim para que as plantas tenham crescimento saudável.

Nesse cenário, a presença de um Paisagista faz total diferença. Conhecer o perfil do cliente e indicar as melhores espécies é a sua especialidade. Assim, com a facilitação do processo, cuidar do jardim se torna algo fluído e consciente. Por isso, preparamos uma seleção com as melhores espécies para investir nos projetos na estação mais quente do ano.

Plantas da Estação

Uma etapa fundamental para garantir um jardim funcional é apostar em plantas que tenham uma melhor adaptação ao verão, assim como ao ambiente que estão inseridas. Assim, é possível compor o espaço com espécies que traduzam o estilo do seu cliente e o seu perfil criativo.

Amantes das Flores

Para quem ama um ambiente vibrante e descontraído, investir em flores é a melhor escolha. Por serem coloridas na floração, trazem vida ao ambiente e estimulam o ciclo de vida dos insetos.

Paisagismo de Verão com flores
Bacia Lisa – Cor: Rosê

Um estudo feito pelo Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido (CEH) comprovou que as flores influenciam na qualidade de vida das espécies e funcionam como um pesticida natural. Por isso, preparamos uma lista com as flores de verão.

Onze Horas

Esta suculenta não foi nomeada assim à toa, uma vez que a capacidade de se abrir durante os períodos com maior incidência solar do dia fez com que ela se tornasse muito popular ao redor do mundo.

Típica do Brasil, a Onze-Horas tem ciclo de vida anual e – assim como os cactos – adora sol. Apesar disso, a rega deve acontecer de duas a três vezes por semana.

Prímula

Para quem ama tons vibrantes, a Prímula é a opção perfeita. São plantas de cinco pétalas e de aroma agradável. Apesar de se adaptarem bem ao calor, devem ser posicionadas em locais com iluminação indireta.

As regas podem ser feitas uma vez por semana. Porém, em períodos quentes a rega deve ser mais constante e manter o solo úmido, mas sempre aguardar a secagem completa da terra antes de molhar novamente.

Sálvia

A Sálvia – popularmente conhecida como “Alegria de Jardim” – é a opção ideal para quem gosta de combinar a beleza das flores com o verde das folhagens.

Assim, por contarem com uma imensa diversidade de cores, elas dão ao jardim um toque muito mais leve e cheio de vida. Além disso, são fáceis de se adaptar e não necessitam de cuidados excessivos. A rega indicada é de uma vez por semana. No entanto, em períodos de calor intenso a frequência deve ser maior, sempre mantendo o solo úmido.

Orquídea

As orquídeas são as verdadeiras queridinhas dessa lista. Com características muito marcantes, elas são as melhores amigas de qualquer ambiente. Suas flores são charmosas e delicadas e podem apresentar diferentes cores e padrões.

Essas plantinhas costumam preferir o sol da manhã ou iluminação indireta e só precisam de rega duas vezes na semana. Assim, uma dica importante para essa espécie no verão é borrifar água em toda sua extensão.

Margaridas

Conhecida como a flor da pureza, a margarida é definitivamente uma opção de tirar o fôlego. Capazes de se fechar durante a noite e abrir as pétalas durante o dia, elas são espécies que florescem durante o verão e outono.

Além disso, as Margaridas são extremamente fáceis de se adaptar e gostam de sol pleno. Para ter uma planta desenvolvida e saudável basta apenas garantir uma boa iluminação e a rega deve ser feita todos os dias. Por isso, é uma planta que demanda maior rotina nos cuidados.

Folhagens de Verão

Para os fãs do Urban Jungle que amam o ar mais natural e verde das folhagens, existem espécies que podem te ajudar a alcançar o jardim dos sonhos.

Paisagismo de Verão na piscina
Nácar – Cor: Azul Claro

Confira a seguir algumas delas que vão deixar o seu paisagismo de verão ainda mais completo e integrado.

Clúsia

Símbolo de bondade, sabedoria e tolerância, a Clúsia é uma espécie versátil e cheia de vida. Muito utilizada em projetos de paisagismo, elas podem funcionar como cercas vivas e alguns exemplares podem até aflorar.

O cuidado, no entanto, precisa ser reforçado: as Clúsias são plantas que precisam de rega constante de uma vez ao dia. Outro ponto é que, após o período de inverno, elas precisam de adubação para crescerem saudáveis.

Palmeira Fênix

Muito famosa pela sua função ornamental, a Palmeira fênix é uma excelente opção para decorar o seu jardim. Isso porque, apesar de chegarem até 4 metros de altura, podem ser cultivadas em vasos grandes – além de contarem com uma estrutura linda em sua folhagem.

A Palmeira precisa de rega uma vez ao dia no começo do cultivo até que ela esteja bem fixada. Após esse período, regas a cada dois dias é o mais recomendado. A exposição ao sol é super importante para que ela cresça forte.

Jibóias

De fácil manutenção e rápida reprodução, a jiboia é a planta ideal para compor ambientes internos. O caimento da sua folhagem, juntamente com o tom vivo, dão ao ambiente um ar charmoso e criativo.

O ideal é que recebam luz indireta e, durante o verão, precisam de rega até três vezes na semana.

Em alta na Estação

Por fim, para quem ama usar as plantas que estão em alta nas tendências, essas são as apostas da vez.

Pedras Clássicas – Cor: Dolomita

Capim-do-Texas

Apesar do nome, o Capim-do-Texas é uma planta originária do continente africano. Muito utilizada para ornamentar fachadas e jardins, elas também podem funcionar como grades e cercas.

De fácil cuidado, a planta do momento pode receber luz direta sol e aguentam longos períodos de seca. No entanto, para garantir uma planta saudável, recomendamos a rega uma vez por semana.

Cactos

Os cactos são os melhores amigos da praticidade. Por serem plantas muito versáteis, são excelentes para ornamentar o espaço de forma natural.

Como muitos sabem, os cactos suportam bastante incidência solar e não precisam de rega abundante. É importante, contudo, atentar-se ao solo para basear a quantidade de água utilizada.

Suculentas

As suculentas são plantas capazes de acumular água nos seus tecidos. Acostumadas com climas quentes, são escolhas práticas e muito charmosas. Podem variar de tamanho e forma e se adaptam bem a qualquer ambiente, necessitando de água apenas uma vez por semana.

Fique de Olho

Agora que você já sabe quais espécies do seu jardim se adaptam melhor ao verão, confira as plantinhas que precisam de cuidado redobrado nos dias de calor:

  • Lírio da Paz
  • Marantaceas
  • Samambaia
  • Avenca
  • Hortaliças

E atenção, algumas plantas – como a begônia, as alphelandras, as fitônias e as peperômias – costumam desmaiar quando expostas a temperaturas mais altas. Por isso, com essas espécies, o cuidado com a exposição solar e regas são essenciais.

Benefícios de ter um Paisagista

Responsável por avaliar os espaços de forma técnica, o Paisagista recomenda o melhor para cada região e ambiente. Além disso, garantem a escolha assertiva de vasos e pontos de iluminação. E, principalmente, a correta indicação das espécies que farão o jardim crescer mais saudável.

Assim, a assinatura de um projeto de paisagismo – além do impacto visual e funcional – também contribui para valorização do imóvel. Um projeto bem pensado e executado pode agregar ainda mais valor ao projeto.

A Vaso&Cor

Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro de casa precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Por isso, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.

Paisagismo de Verão em fachadas
Pote e Pedras Clássicas – Cor: Ônix

Além disso, busca estar conectada as tendência e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *