Blog

Horta em casa no verão

Confira nossas dicas para ter um horta em casa no verão e conheça todos os cuidados que a estação exige.

Nos dias atuais, é cada vez mais comum encontrar adeptos do cultivo de vegetais e temperos para consumo próprio, especialmente pelos benefícios que acompanham esta prática. Mas a preferência por hortícolas não é uma característica atual, as hortas são os elementos mais antigos da história do paisagismo. Tudo indica que os egípcios foram um dos primeiros povos a cultivar alface e implementar um sistema de irrigação. Contudo, foi no período renascentista que elas passaram a ser também ornamentais.

Ter uma horta em casa realmente traz muitos benefícios. Elas contribuem para práticas saudáveis de alimentação e promovem maior interação com o ambiente. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, um jardim hortícola é considerado uma fonte de vida. Isso porque, conforme a pesquisa, o cultivo e consumo de espécies ricas em nutrientes e compostos bioativos ajudam na prevenção e tratamento de diferentes doenças. Assim, para ter um horta saudável é preciso conhecer o que cada estação exige.

Cuidados com a horta no verão

Com a chegada do verão, é necessário redobrar os cuidados com as plantas e o solo. Além disso, para ter um cultivo de sucesso, é muito importante prestar atenção nas necessidades de cada espécie, assim como no ambiente e o modo como ele está exposto aos fatores externos. Por isso, preparamos dicas com os cuidados que você precisa ter com a sua horta durante o verão.

Escolha as espécies com critério

O momento da escolha das espécies é o principal passo para garantir o sucesso da colheita. Mesmo com a diversidade climática do Brasil, existem hortaliças, verduras, legumes e temperos que se adaptam bem a diferentes ambientes como alecrim, manjericão, nabo, a abobrinha de tronco, o pepino e a cenoura. Espécies mais resistentes são ideais para quem busca praticidade nesse período.

Em regiões com o clima mais quente – como no Norte e Nordeste – espécies como o tomate, morango e abóboras se destacam na hora do plantio. Por necessitarem de maior luminosidade, são ideais para essas regiões durante o verão. Já em regiões mais frias e com clima mais ameno – como o Sul e o Sudeste – são mais compatíveis com espécies menos sensíveis ao frio, como o brócolis.

Capriche na drenagem

Problemas com a drenagem do solo são frequentes em hortas em casa no verão devido ao volume de chuvas. Por isso, essa condição pode afetar o crescimento e desenvolvimento das hortaliças. Além disso, o solo alagado pode prejudicar o recebimento de oxigênio para as plantas, o que faz com que elas não resistam.

Assim, investir em um sistema de drenagem é importante. É possível escoar a água da sua horta através de tubos, canais ou até mesmo valas, mas usar canteiros elevados e vasos são também uma forma de ajudar com a drenagem.

Escolha a jardineira adequada

As jardineiras são vasos utilizados na plantação de milhares de espécies e permitem que as plantas tenham espaço para crescer. Além de ajudarem no desenvolvimento do plantio, elas são ótimas opções para quem tem pouca área verde – como em apartamentos.

Horta em casa no verão

Além disso, as jardineiras oferecem uma solução funcional e prática para quem busca um estilo de vida mais leve. Na Vaso&Cor, diferentes modelos de vasos podem incrementar o visual do jardim e também ajudar na drenagem. Assim, é possível ter uma facilidade maior no manejo dos modelos para diferentes pontos do ambiente. Com várias opções de texturas, tamanhos e cores é possível encontrar o que mais se encaixa no seu projeto.

Reforço de Adubação na horta em casa no verão

Nesse cenário, um solo tecnicamente bem preparado é fundamental. Com o verão, o solo acaba sendo mais exposto ao calor e a chuva o que pode gerar desgaste. Por isso, investir em técnicas de adubação pode ser o grande segredo.  O plantio direto – que consiste em uma técnica de semeadura com o solo sem aração prévia –  é uma ótima opção, uma vez que ajuda a eliminar a erosão e contribuir com a conservação de água. Uma outra possibilidade é a adubação verde, ela proporciona a produção de matéria orgânica na área do cultivo.

Ameaças a horta

Com todos os cuidados em mente, é importante saber quais as ameaças à sua horta no verão para ter atenção redobrada com o jardim. Geralmente, as plantas de hortas em casa são danificadas por condições climáticas do ambiente em que ela está plantada. Por conseguinte, as ameaças podem ser: O encharcamento causado pela chuva, a exposição excessiva ao sol e até a erosão do solo. Nestes casos, a planta pode apodrecer, secar ou perder parte importante das suas raízes sendo difícil recuperá-la.

Assim, além das mudanças de clima, pragas e doenças podem afetar a saúde das hortas. Especialmente com hortaliças, devido a ploriferação de insetos que se alimentam destas plantas. As pragas não destroem apenas as folhas, elas podem destruir o solo e ser um risco para a saúde humana. Por isso, seguir as dicas acima é essencial para quem quer uma horta ainda mais verde!

Horta em casa no verão: Escolha a jardineira ideal

Para levar a natureza para todos os ambientes, a Vaso&Cor te auxilia em todas as etapas do seu projeto. Da escolha dos materiais até a entrega, te conduzimos pelo nosso universo. Assim, escolher os modelos para o ambiente se torna ainda mais fácil.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *