Arquitetura e Paisagismo, Blog

7 dicas para usar a biofilia na arquitetura

Aprenda em passos simples como incorporar a biofilia na arquitetura trazendo mais bem-estar e conexão com o natural em todos os ambientes.

Decorar um espaço é deixá-lo não só bonito, mas também funcional. Capaz de garantir boa circulação das pessoas, ventilação, incidência de luz e conforto visual e físico.

Nesse cenário, um estilo decorativo que tem se popularizado – especialmente desde o início da pandemia – é a biofilia. Assim, apesar de amplamente empregado na atualidade, o termo foi popularizado na década de 80, quando o biólogo Edward identificou que o processo de urbanização proporciona forte desconexão com a natureza.

Como resposta a urbanização acelerada, estar em contato com a natureza se tornou um ponto chave na construção dos ambientes. Nesse sentido, no campo da arquitetura e urbanismo a biofilia aparece com os termos como arquitetura biofílica ou design biofílico.

Assim, vamos te mostrar 7 dicas para aplicar essa tendência de forma simples em seus projetos!

O que é arquitetura biofílica?

É um conceito que promove a reconexão entre pessoas e natureza nos ambientes. A partir da inserção de plantas e matérias primas naturais, os projetos são pensados na incidência de luz solar e circulação de ar, como forma de promover o aumento de conforto e consequentemente redução de estresse nos espaços.

Como aplicar a biofilia na arquitetura?

Existem diferentes maneiras de trazer a biofilia na arquitetura, para isso basta inserir alguns elementos e pensar no projeto como a harmonia perfeita entre o natural e o urbano. Confira a seguir!

1- Plantas

A biofilia enfatiza a importância da conexão com a natureza. Então, a presença de plantas é indispensável. Pensar na vegetação para cada ambiente e as condições adequadas para seu cultivo é importante para que a planta escolhida se desenvolva.

Foto: Vaso&Cor

Dessa forma, existem uma infinidade de plantas que podem integrar o ambiente. Algumas das espécies comumente utilizadas são orquídeas, suculentas, cactos, palmeiras-leque, samambaias, espada de São Jorge, entre outras. É possível também para aqueles que amam plantas, apostar em jardins verticais ou mesmo, telhados verdes.

2- Pense na circulação de ar

Para incluir a biofilia na arquitetura, pensar na circulação de ar nos diferentes cômodos é essencial. Garantir a boa iluminação e tornar os espaços mais arejados traz mais frescor.

Uma dica para quem quer investir nesse aspecto é colocar janelas e portas amplas em cômodos de convivência, como a sala de estar e a cozinha.

3- Água nos espaços

A água cria um sinal biológico nos ambientes. A presença desse elemento em circulação, gera sensação de pacificação com o som tranquilizante das águas. Além disso, ajuda a controlar a umidade presente no ar.

Foto: Vaso&Cor

Nesse cenário, algumas soluções tem sido usadas – além das tradicionais piscinas – para aplicar a água nos projetos e proporcionar um aspecto mais natural, como os lagos ornamentais e as fontes de água.

4- Invista na luz natural

A biofilia valoriza a incidência de luz natural nos projetos, já que isso garante mais conforto e reduz problemas de saúde decorrentes da má iluminação (como cansaço visual). Ao mesmo tempo, esse design evita o excesso de iluminação artificial, que muitas vezes também é prejudicial.

Além de janelas amplas, outra estratégia da arquitetura biofílica para promover uma incidência de luz natural adequada é usar os tradicionais cobogós (elementos vazados) e muxarabis, portas de correr, claraboia em ambientes como banheiro e cozinha ou ainda Jardins de Inverno.

5- Vasos para plantas

Outro modo de ter a biofilia na arquitetura do seu projeto é caprichar na escolha dos vasos. Com os modelos ideias é possível trazer ainda mais destaque para planta escolhida. Lançado recentemente pela Vaso&Cor, o acabamento Tons de Rocha realça a planta que fica no interior dele e o ambiente como um todo.

Biofilia na arquitetura novo acabamento.
Foto: Vaso&Cor

Assim, esse acabamento também permite aos moradores da casa se reconectarem a elementos e tons que se remontam o natural. Outra vantagem, é a sua elegância e refinamento estético, durabilidade e conforto tátil.

6- Cores

As cores são fundamentais em qualquer projeto, elas traduzem sentimentos e o estilo de vida de cada pessoa. Algumas cores remetem imediatamente à natureza, como verde, marrom, terracota e azul. E, inclusive são tons que são tendências para 2023.

Foto: Bob Monteiro

As cores também contribuem para que a conexão com o natural seja ainda mais forte, visto que despertam emoções. Assim, você pode apostar em elementos como Vasos, Jardineiras e outros itens para harmonizar com os elementos que remetem ao biofílico.

7- Madeira no projeto de biofilia na arquitetura

Artigos feitos de madeira são uma das melhores maneiras de trazer a natureza para os espaços. Dessa forma, esse elemento pode aparecer nos móveis, no piso e em itens decorativos (como porta-retratos) ou de organização (como caixas organizadoras).

Assim, é possível trazer o aconchego que a madeira traz – tanto visual quando tátil – por ser um elemento quente. Além disso, o material gera uma conexão afetiva direta com a natureza. Esse material, têm sido amplamente usado em móveis e, com uma nova roupagem em ripados de portas e armários.

Um projeto de Biofilia com a Vaso&Cor

A busca por elementos da natureza na decoração tem ganhado cada vez mais destaque entre arquitetos e paisagistas. Por isso, ter a biofilia na arquitetura é fundamental para isso. Uma boa conexão com elementos da natureza proporciona conforto, tranquilidade e bem-estar para moradores e visitantes.

A Vaso&Cor oferece soluções para os especificadores com produtos de alto padrão para arquitetura e paisagismo. Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Posts Relacionados

Um pensamento sobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *