Arquitetura e Paisagismo, Blog

Plantas para cada tipo de vaso

Se você quer cultivar plantas na sua casa, mas não tem a menor ideia sobre qual vaso usar, confira algumas dicas de plantas para cada tipo de vaso para não errar!

Quem cultiva plantas sabe que é preciso criar um ambiente adequado para que ela se desenvolva. E isso envolve desde o cômodo da casa onde o vegetal é colocado, até o tipo de vaso escolhido. 

Você já tentou cultivar uma planta em casa, caprichou nas regas mas mesmo assim a planta morreu pouco tempo depois? Isso pode ter relação direta com o modelo de vaso utilizado no plantio

Veja a seguir plantas para cada tipo de vaso e por que isso é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável das plantas. Entenda mais sobre os melhores modelos para cada espécie e qual área da casa é mais indicada para cultivá-las!

Como escolher a área da casa

Ao decidir ter uma planta em casa, você precisa imaginar em qual lugar da casa ela vai ficar. Depois de escolher o tipo de vegetação que você vai cultivar, uma das primeiras dúvidas que surgem é: como saber se a área que escolhi é a ideal? Pode parecer uma decisão banal mas, com o tempo, você vai perceber que isso impacta diretamente no desenvolvimento da planta.

Muita gente pensa que a sala de estar é o único cômodo do lar em que plantas podem ser cultivadas. Mas isso não é verdade. Neste ambiente, um dos mais iluminados da casa, é recomendado colocar plantas que precisam de bastante luz solar e de espaços arejados. Contudo, todos os espaços da casa podem ter plantas. Para a sala, opções como orquídeas, jade, samambaia e o famoso cacto são ótimas escolhas que se adaptam super bem a esse local.

Espada de São Jorge plantada no modelo Cilindro M
Espada de São Jorge plantada no modelo Cilindro M – Foto: Bob Monteiro

Já nos quartos e no banheiro, como se tratam de ambientes mais tranquilos onde relaxamento e conexão são prioridades após um dia cansativo, escolher plantas que não precisam de tanta luz solar e proporcionam efeito calmante, como o lírio da paz e a lavanda, podem ser uma ótima opção para esse espaço.       

Na cozinha, que tal cultivar hortaliças e temperos? Além de agregar na composição do cômodo, tais plantas podem trazer ainda mais aromas e sabores para a sua comida. Hortelã, pimenta, manjericão, tomilho, alecrim, salsa e cebolinha são super usados na culinária e são ótimas opções. Com plantas pequenas como essas, você pode decorar a sua cozinha de forma mais alegre, com diferentes modelos de vasos, diferentes tamanhos e ainda ousando nas composições. 

Um exemplo disso, são as jardineiras Vaso&Cor, que ficam ótimas na cozinha ou mesmo em áreas externas. Para quem vive em imóveis menores onde não há quintal, por exemplo, nossas jardineiras podem remontar uma pequena horta trazendo o conforto do campo para seu espaço.

Área externa ou interna?

Outra dúvida comum é: a planta escolhida deve ficar na área externa ou interna da casa? Existem alguns fatores que te ajudarão a reconhecer isso. O primeiro deles é a incidência de luz solar. Se a sua planta não precisa tanto de sol, é melhor deixá-la em alguma área interna da casa com uma luminosidade reduzida – como o quarto ou o banheiro. 

Algumas plantas que preferem a parte interna da casa são jiboia, bambu da sorte, lírio da paz e orquídea por serem plantas mais sensíveis. Porém, se o vegetal precisa de muito sol, priorize a área externa. 

Outro fator importante a ser considerado é a circulação de ar. Plantas que precisam de ambientes mais arejados devem ser deixadas na área externa. Alguns exemplos indicados para ficar nessa área da casa são: espada de são jorge, yuca, moreia e hibisco – plantas versáteis e adoradas por muita gente por serem funcionais e bonitas.

Como escolher o vaso para cada planta

Chegou a hora da escolha do vaso. Como se trata do lugar dentro do qual ela vai se desenvolver, é preciso ter bastante atenção ao buscar modelos de vasos com tamanho, estrutura e material adequados para o desenvolvimento de cada tipo de planta.

Depois de ter escolhido sua planta e entendido os cuidados que ela precisa é hora de definir o modelo que estará no seu espaço. Alguns pontos de conhecimento são essenciais, como o tamanho médio que a planta escolhida atinge, o tamanho da raiz, a quantidade de água e a velocidade de crescimento são aspectos importantes para uma boa escolha. O ideal é que o vaso escolhido apresente um tamanho proporcional à copa da planta em idade adulta. 

vasos para cada tipo de planta
Alguns tamanhos e modelos de vasos para cada tipo de planta – Foto: Vaso&Cor

Um material super versátil para vasos é a fibra de vidro, produto super em alta no mercado de arquitetura e paisagismo na atualidade. Feito a partir da aglomeração de filamentos bem finos de vidro com resina, apresenta vantagens como sua leveza e resistência.

Tipos de vasos para cada planta

Na Vaso&Cor existem dezenas de modelos de vasos para cada tipos de plantas. Cada peça é projetada para o melhor desenvolvimento de cada espécie. Vasos Mini por exemplo, podem ser cultivados abacaxis-roxos, violetas e cíclames (mini tipo 01), kalanchoe, mini lírio da paz, suculentas e orquídeas (mini tipo 03) e begônias (mini tipo 04).

Entre as nossas Bacias, o tamanho impacta diretamente o tipo de planta a ser cultivada nelas. Para as bacias de tamanho PP, é recomendado plantar suculentas, orquídea, bromélia e jiboia. Já para aquelas de tamanho P, é melhor apostar em begônia, gerânio e asplênio. O tamanho M é melhor para cultivar clorofito, rosa-do-deserto e bromélias. Por fim, nas bacias em tamanho G, aposte na lavanda, alecrim e agave palito.

Com mais de 60 modelos de vasos, com cores e tamanhos diferentes, nós preparamos um guia completo sobre as nossas peças e qual é o tipo de planta mais adequado para cada uma delas. Para acessá-lo, basta clicar aqui!

Vantagens Vaso&Cor

A Vaso&Cor é referência entre paisagistas e arquitetos, sendo uma das empresas mais inovadoras no mercado decorativo brasileiro. Somos uma das únicas a fabricar vasos em tamanho gigante, incluindo aqueles que comportam árvores frutíferas, como as jabuticabeiras.

Utilizamos a fibra de vidro para confeccionar nossos vasos já que esse material apresenta diversos benefícios. Além de agregar beleza ao ambiente onde é colocado, ele é resistente, reforçado, leve e duradouro. 

Os nossos vasos de fibra de vidro ainda apresentam como diferencial serem feitos artesanalmente, terem proteção contra raios ultravioleta e apresentarem dez anos de garantia em sua estrutura. Para conferir todos os modelos, tamanhos, cores e formatos em portfólio, acesse o nosso site e tenha detalhes de cada um deles!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *