Blog

Jardins naturais para crianças

Crianças no Jardim

Aprenda como deixar os espaços dos pequenos mais integrados com a natureza.

O cenário global pós-pandêmico trouxe mudanças nas formas de se relacionar, especialmente no espaço familiar. A longa estadia em casas e apartamentos fez com que as pessoas reinventassem o morar. Entretanto, as mutações dos últimos anos não impactaram somente jovens e adultos. Nesse cenário, as crianças e recém-nascidos também foram afetados pelo isolamento e medidas de restrição. A solução, portanto, foi buscar alternativas como os jardins naturais para crianças, que incentivassem os pequenos a buscar essa conexão.

Benefícios do contato com a natureza

Nesse novo normal, a natureza se tornou um elemento fundamental para garantir não só a transformação do espaço familiar, mas também o desenvolvimento infantil positivo. A aproximação com o natural, permite que as crianças se desenvolvam intelectual, emocional e socialmente. A aposta em ambientes externos acolhedores e seguros auxilia os pequenos na construção de uma consciência pessoal e coletiva. Além disso, os espaços verdes ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico.

Jardins naturais para crianças ajudam na redução dos efeitos negativos do ambiente urbano.
Foto: Vaso&Cor

Partindo desse ponto, a Universidade de Aarhus – Dinamarca – produziu um estudo relacionando ao contato com a natureza e a boa saúde mental. Publicada na revista científica PNAS, afirmou que crianças que crescem em ambientes mais orgânicos têm 55% menos chance de desenvolver transtornos psicológicos. De acordo com o artigo, espaços verdes influenciam na prática de esportes, desenvolvimento social e restauração psicológica. Além disso, ajudam na redução dos efeitos negativos do ambiente urbano.

É tendência: Jardins naturais para crianças

Tendência no mercado de paisagismo, Design Biofílico é a aposta perfeita. A experiência direta e indireta com a natureza, em parceria com a neuroarquitetura e o uso de elementos naturais são as principais características dessa proposta. Pais, casais, arquitetos e decoradores apostam em espaços verdes confortáveis.

Nesse sentido, entregar materiais apenas para composições decorativas –  sem pensar na finalidade e experiência que ele proporciona – não representam mais os desejos e necessidades das pessoas. Com a busca voltada para a construção de ambientes confortáveis, orgânicos e elegantes, é importante investir em peças funcionais.

Com base nesse pensamento, a Vaso&Cor procura construir produtos com propósito. E falando dos espaços infantis: acreditamos na troca sincera e verdadeira entre crianças e a natureza

Elementos naturais para decoração

E, por isso, para aperfeiçoar a composição natural do ambiente – infantil ou adulto – trouxemos uma peça exclusiva e multifuncional: o Seat Garden, peça decorativa que funciona como um móvel. Inspirada em tendências que emergiram na China, acredita-se que esse objeto já era usado há um milênio atrás – quando as casas do oriente eram construídas em torno de pátios e centralizavam os jardins com atenção e cuidado.

Atualmente, o Seat Garden tomou espaço nos interiores e nos projetos de paisagismo. A versatilidade dessa peça condiz com toda a sua popularidade, uma vez que pode ser utilizada como mesinha de centro, bancos, ou mesmo para apoiar vasos de planta. Áreas de playground externas e internas, também são espaços ideais para usar e abusar desses materiais.

Criança se divertindo e pintando em um Seat Garden.
Criança se divertindo e pintando em um Seat Garden – Foto: Vaso&Cor

Para as crianças, o Seat Garden é diversão garantida. Os pequenos podem usar para desenhar, pintar, comer e o que a criatividade permitir e, o mais incrível de tudo, carregar as peças sozinhos. Por isso, o uso da fibra de vidro para fabricação dos nossos produtos permite que eles sejam manuseados com muito mais facilidade. A leveza e a resistência formam a dupla perfeita para finalizar a decoração com estilo e diversão.  

Vasos e Plantas são apostas para um ambiente imersivo

Além disso, apostar em vasos e plantas também é uma ótima opção para quem está procurando investir em áreas verdes. Abusar de combinações de paletas, como vasos mais neutros em ambientes multicoloridos, é uma boa aposta, uma vez que o contraste de tons ajudam a criar uma atmosfera imersiva. O investimento em plantas, da mesma forma, pode incrementar o ambiente e aproximar a criança de um espaço mais atmosfera natural. Plantas pendentes, Espadas de São Jorge e suculentas te ajudam na construção dos jardins naturais para crianças. Portanto, quando combinadas com o vaso certo, formam o par perfeito. Cores, plantas e texturas, são peças-chave para auxiliar você na composição ideal.

Jardins naturais: A essência Vaso&Cor

Com esse desejo de conexão, a Vaso&Cor te ajuda a construir um espaço de forma criativa, divertida e consciente. E mais do que isso, sem deixar de fora os contornos elegantes e sofisticados que dão o toque final em qualquer espaço.

Nesse sentido, acreditamos que é preciso construir uma consciência para além do universo decorativo, buscando sempre impactar a vida das pessoas de forma positiva. Se conectar com a natureza é se conectar com sua essência interior, seus instintos naturais. É importante, tanto para crianças quanto para adultos, estar em um ambiente capaz de promover bem-estar e conforto.

Além disso, a produção 100% artesanal e brasileira dos nossos materiais contribui para a exaltação da beleza do imperfeito, traço marcante da natureza. É por isso que nós desenvolvemos, fabricamos e proporcionamos produtos que intensificam laços reais e naturais.

Você saber como construir espaços infantis mais bonitos e naturais? A Vaso&Cor te mostra como!

Acompanhe nossas redes sociais e fiquei por dentro de tudo.                    

  

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *