Blog, Tendências

Salone del Mobile 2022: confira as tendências

Daniel Kroth e Vaso e Cor no Salone del Mobile 2022

Natureza e tecnologia definiram a 60ª edição do Salone del Mobile, ou iSaloni, que ocorreu entre 7 e 12 de junho de 2022. Neste ano, a maior feira de design e mobiliário do mundo trouxe, além da decoração mais natural, diversas outras novidades para o mercado.

E não é surpresa para ninguém que, ano após ano, a iSaloni segue sendo referência quando falamos sobre tendências e inovações. As criações e novidades expostas por mais de 2,1 mil marcas de todo o mundo foram apreciadas por 262 mil visitantes, vindos de 173 países.

A Vaso e Cor também esteve presente, em parceria com nosso arquiteto parceiro, Daniel Kroth. Então, vamos conferir o que o Salone del Mobile 2022 trouxe de tendências para o mundo da decoração.

O que é o Salone del Mobile?

Antes de falar sobre as tendências do Salone del Mobile para 2022, vamos falar um pouco do evento em si. A iSalone, ou Salão do Móvel de Milão, teve sua primeira edição realizada em 1961. A ideia era levar móveis e itens decorativos italianos para fora do país.

Além disso, os criadores do evento buscaram promover os projetos que ofereciam melhorias para a qualidade de vida nos espaços públicos e privados. Outro ponto é o foco na inovação. Isso porque a iSaloni sempre buscou surpreender e transformar.

Com esse direcionamento, o evento foi o responsável por criar a fama e medir o respeito dos móveis italianos em todo o mundo. Até o começo da década de 1990, o Salone del Mobile ocorria a cada dois anos. Com o tempo, a feira passou a ser realizada anualmente.

Tendências da iSaloni 2022

Chegou a hora de falar sobre as tendências da 60ª edição do Salone del Mobile. Então, confira o que vai ditar a moda nos próximos meses com o olhar do nosso arquiteto parceiro, Daniel Kroth. Ele esteve presente no evento e nos traz, em primeira mão, as novidades.

Meio ambiente na edição 2022

Uma grande tendência que o Salone del Mobile 2022 trouxe foram os projetos que maximizam o contato com a natureza. Assim, segundo Daniel, grande parte dos expositores demonstraram preocupação com os elementos empregados nas criações.

iSaloni 2022 decoração natural
Fotos: Daniel Kroth

Então, formas orgânicas, elementos muito fortes como madeira e pedra e, principalmente, muitas plantas estiveram presentes na decoração. “É visível o cuidado na hora da escolha dos materiais dos projetos”, explicou o arquiteto.

A ideia – e tendência – é que as plantas tragam um ar mais natural e aconchegante. “A decoração é complementada com texturas e estampas vivas e marcantes, em conjunto com vasos decorativos”, ressaltou Kroth.

Mais composições

De acordo com Daniel, uma das grandes tendências que o Salone del Mobile 2022 trouxe foi o uso de mais vasos nos ambientes. Sendo assim, a ideia é que os espaços sejam preenchidos com uma composição atrativa de vasos, sempre com texturas, cores e formas diferentes.

“Além dos materiais naturais, a tendência é sempre um agrupamento de vasos, não apenas um. Essa combinação é muito harmônica e agradável, justamente por combinar formas, texturas, cores e plantas diferentes no mesmo ambiente”, explica o arquiteto.

Composições de vasos são destaque no Salone del Mobile 2022
Fotos: Daniel Kroth

Logo, os vasos decorativos seguem sendo os seus melhores aliados na hora de transformar seu lar. Das palmeiras no jardim até a Ficus lyrata na sala de estar, sempre existe um Vaso e Cor perfeito para seu ambiente.

Tendências de cores do Salone del Mobile

Para as cores, Daniel identificou muita variedade nos estandes das marcas. Mas, entre os tons que mais se destacaram para a próxima temporada estão os terrosos e o rosa. Outra boa dica é apostar no ocre.

Tons terrosos rosa e amarelo na iSaloni 2022
Fotos: Daniel Kroth

“A feira trouxe muitos estandes coloridos, além de outros mais neutros”, apontou o especialista. Ainda de acordo com ele, o amarelo também está em alta. “Para complementar, os tons amarelo mostarda e amarelo ouro preencheram estofados, tapetes e outros itens decorativos”, aponta Kroth.

Muita tecnologia

Por fim, o Salone del Mobile 2022 trouxe muitas inovações tecnológicas que não estão presentes no Brasil. Uma destas novidades são as coifas embutidas diretamente nos fogões de indução, por exemplo.

Mas o que realmente chamou a atenção foram as tecnologias para o banheiro. Segundo Daniel, a forma como utilizamos esse espaço vai mudar. “São muitas novidades, principalmente para o chuveiro”, colocou o arquiteto.

De acordo com Kroth, a ideia é que esses itens tragam mais controle na hora de tomar aquela ducha. “Seja nos formatos, nos jatos e nos acionadores, os chuveiros estão cada vez mais modernos e estilosos”, disse.

Inovação no Salone del Mobile 2022

Como você conferiu acima, a 60ª edição do Salone del Mobile trouxe diversas novidades para o mercado. Muitas dessas tendências já estão – e continuarão – em alta, e é por isso que você já deve atualizar sua decoração.

Então, além das novas tecnologias para sua casa, lembre-se de reservar espaço para o contato com a natureza. As suas plantas, por exemplo, podem ganhar uma nova roupagem com os modelos e cores da Vaso e Cor.

Decoração natural e confortável com Vaso e Cor
Urna – acabamento Fusão – cor Chocolate com Vermelho Claro | Nácar P – acabamento Tons da Terra – cor Chocolate | Ambiente: Ana Paula Tiscoski

Acesse nosso catálogo e encontre o vaso de fibra de vidro perfeito para o seu ambiente, seja ele qual for. E aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades da Vaso e Cor.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *