Blog

Paisagismo Para Piscina: 5 Dicas Para Sua Decoração

Vem conferir as 5 dicas de paisagismo para piscina com a paisagista Ana Paula Tiscoski e aprenda a projetar o ambiente perfeito com vasos.

Com o aumento da temperatura, a procura por espaços de lazer cresce durante o verão. Com isso, as piscinas acabam sendo as opções mais buscadas. De acordo com a Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP), o Brasil é o segundo país no mundo com mais piscinas residenciais instaladas! Com quase 3 milhões de piscinas, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos.

O clima tropical do Brasil favorece projetos arquitetônicos que incluem piscinas. Mas, além de ter uma piscina, se preocupar com o paisagismo desse ambiente é primordial para tornar esse o lugar mais agradável da casa. Então, para facilitar o seu trabalho, a paisagista Ana Paula Tiscoski trouxe 5 dicas para sua área de lazer com piscina.

Dica 1: Priorize o espaço de circulação

Ana Paula aponta que, antes de compor é importante lembrar que este é um espaço de circulação. Por conseguinte, entender o caminho que os moradores farão para entrar e sair da piscina é essencial. Além do mais, a piscina costuma ficar ambientada em uma área de lazer. É comum que esses pontos sejam utilizadas para descanso, confraternização, tomar sol ou mesmo ler um livro.

Vem conferir as 5 dicas de paisagismo para piscina com a paisagista Ana Paula Tiscoski e aprenda a projetar o ambiente perfeito com vasos.
Potira – Fusão – cor Areia + Verde Esmeralda | Paisagismo: Ana Paula Tiscoski

Outro ponto de atenção: o entorno da piscina é transitado por crianças e pode ficar escorregadio. Por isso, para evitar acidentes, vasos e jardineiras com materiais de toque suave são uma boa escolha. Um bom exemplo disso é o acabamento Auto Brilho, utilizado pela especialista.

Dica 2: Tenha cuidado com a projeção de sombras

O dia de piscina perfeito contém sol, certo? Por isso, a segunda dica é cuidar com a posição dos elementos para que eles não façam sombra na piscina. Assim, o excesso de sombra esfria a água, tira a vibração do ambiente e prejudica o visual veranil da área.

Caso fique difícil encontrar o local ideal para o vaso, opte por modelos mais baixos. Mas saiba que vasos grandes equilibram a atmosfera descontraída do ambiente, pois trazem imponência e um toque de cor.

Dica 3: Utilize plantas recomendadas

Chegamos ao momento de escolha das espécies que farão parte da composição. Neste passo, pesquise por plantas recomendadas para ambientes externos e que se adaptem a uma alta exposição solar. Além disso, evite espécies que contenham espinhos como cactos e rosas.

Tem que cuidar com qual tipo de vegetação usar, se atentando a resistência, durabilidade e ao efeito estético que ela vai dar”, aponta a especialista. 

Vem conferir as 5 dicas de paisagismo para piscina com a paisagista Ana Paula Tiscoski e aprenda a projetar o ambiente perfeito com vasos.

Também evite plantas de folhas caducas. As folhas destas plantas secam e caem no período de outono e inverno. Assim, nesta temporada, estas espécies não trarão o ar de descontração e alegria que o ambiente com piscina pede. Além do mais, as folhas caem na água e dificultam o funcionamento do filtro da piscina. Boas opções são plantas como Palmeiras, Helicônia e Gardênia.

1 – Palmeira

Se optar por uma vegetação alta, as palmeiras podem ser a escolha ideal. Seja a palmeira-fênix, palmeira triangular ou palmeira das canárias, todas resistem a altas temperaturas e trazem sofisticação. Analise seu espaço para escolher o tamanho ideal já que podem contribuir com a privacidade.

2 – Helicônia

Para trazer uma cor para o paisagismo da área de piscina sem contar com a fragilidade das flores, a Helicônia é perfeita! Ela possui um efeito pendente, tem formas exóticas e perfume marcante. Além disso, se adapta bem em áreas externas.

3 – Gardênia

Se você não abre mão de uma flor na sua área de lazer, opte pela Gardênia. Ela é delicada, mas não se engane, esta espécie não requer muitos cuidados. Além disso, possui um perfume suave e folhas em um verde vivo!

Dica 4: Mantenha a harmonia no paisagismo para piscina

A piscina é uma parte da casa e cada casa possui um estilo. Por isso, a área de lazer acompanhará o restante do projeto. Crie composições com cores e formatos que combinem com a estética do restante dos ambientes.

A melhor parte de projetar a decoração da área da piscina é a versatilidade. Assim, não existem limitações quanto a cores, tamanhos e formatos. No entanto, a harmonia deve prevalecer. Para isso, entenda o estilo dos moradores e construa um paisagismo para piscina mais assertivo!

Dica 5: Inclua peças que proporcionam conforto

Como citado na dica 1, a piscina costuma ficar ambientada em uma área de lazer que é utilizada para vários fins como descanso e leitura. Inclua na decoração itens que tragam conforto para estas atividades. Por isso, adicione espreguiçadeiras, mesas com cadeiras, poltronas e bancos para acomodar os moradores e convidados.

Vem conferir as 5 dicas de paisagismo para piscina com a paisagista Ana Paula Tiscoski e aprenda a projetar o ambiente perfeito com vasos.

Ao escolher os materiais destes móveis, considere que eles estarão em ambiente externo e sujeitos à água. Por conseguinte, materiais impermeáveis e que não desbotem são uma ótima pedida. Por saber disso, a Vaso&Cor produz todos os vasos com acabamentos que possuem proteção UV.

Escolhas da especialista no paisagismo para piscina

A paisagista Ana Paula considerou todos os tópicos citados anteriormente e criou um ambiente incrível! Apesar de ter escolhido um modelo grande, a cor Verde Esmeralda integrou vaso, vegetação e piscina perfeitamente. Para equilibrar ainda mais a composição, a especialista utilizou dois vasos iguais e os posicionou lado a lado. Com sua elegância, os modelos Potira tornaram a área mais requintada.

A área da piscina é apenas um ambiente deste projeto fantástico! Assim, o resultado foi harmônico, de fácil manutenção e lindo. Quer saber mais? Veja mais detalhes e confira outros locais também decorados com vasos no vídeo abaixo.

Paisagismo para piscina com a Paisagista Ana Paula Tiscoski.

A Vaso e Cor

A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Por isso, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.

Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *