Blog

Paisagismo para fachada de residência

FG Arquitetos Associados transformam o paisagismo de fachada de residência e espaço de lazer de residência com vasos de plantas.

O processo de construção de uma casa é marcado por diversas etapas. De modo geral, estas iniciam no planejamento, passam pela escolha dos acabamentos e se estendem até os mínimos da decoração. Após a obra estar pronta, todas as atenções se voltam para o cartão postal do projeto: a área externa, especialmente a fachada. É nesse momento que entra em cena o trabalho dos paisagistas.

A proprietária da residência fotografada desejava diferenciar sua casa das demais do condomínio. Para isso, contratou os arquitetos Marcel Felisberto e Juliano Giuliani do escritório FG Arquitetos Associados. O pedido da cliente era relativamente simples: queria um ambiente minimalista, mas vivo. Por isso, a dupla de arquitetos optou por utilizar vasos Vaso e Cor.

Ela não queria uma casa igual as que já tem no próprio condomínio, ela queria uma casa com a fachada mais limpa. Foi nesse momento que a gente encaixou os vasos gigantes da Vaso e Cor, para dar essa continuidade na própria volumetria e geometria marcante que a residência tem”, explicaram.

O projeto

Após reunir todas as informações, Marcel e Juliano estudaram formas de buscar o equilíbrio. Neste cenário, a casa grande e imponente precisou dar espaço para uma fachada limpa e afetiva. Assim, o projeto ficou de acordo com o perfil e expectativas do cliente.

Entenda como fazer um paisagismo para fachada de residência com FG Arquitetos Associados e deixar a área ainda mais receptiva e natural.

Tamanhos e modelos

A casa, construída com linhas retas, foi harmonizada com vasos de mesmo estilo. O projeto utilizou, principalmente, os modelos Caixa Alta G e Caixa GG. Como o nome propõem, eles possuem um formato quadrado e moderno. Como solicitado pelo cliente, houve uma preocupação especial em não ocupar o ambiente de modo a prejudicar a visibilidade de fora para dentro. Para isso, nestes vasos grandes, plantaram espécies menores.

Plantas

A escolha das plantas também seguiu o perfil do cliente. Os arquitetos comentam que o proprietário da residência sempre teve o hábito de cultivar flores. Além disso, flores pequenas e coloridas conectavam o morador com memórias afetivas que guardava desde a infância. Por serem pequenas, também iam de encontro com o objetivo de uma fachada mais clean e acessível.

Entenda como fazer um paisagismo para fachada de residência com FG Arquitetos Associados e deixar a área ainda mais receptiva e natural.
Arquitetos Marcel Felisberto e Juliano Giuliani do escritório FG Arquitetos Associados

Procuramos utilizar vasos mais imponentes com plantas menores, que não fechassem tanto a visibilidade e também utilizamos a técnica de conversar com o cliente para escolhermos juntos quais plantas utilizar”, revelaram.

Também em um vaso, foi optado por plantar uma árvore frutífera. Além de também remeter a memórias, ela tornou o ambiente mais aconchegante. Isso porque o mix de espécies trouxe uma naturalidade comum em jardins.

Entenda como fazer um paisagismo para fachada de residência com FG Arquitetos Associados e deixar a área ainda mais receptiva e natural.
Caixa Alta G e Caixa GG – Auto Brilho – cor Azul Claro | Projeto: FG Arquitetos Associados

Cores

As cores auxiliaram na busca deste equilíbrio: imponência x acessibilidade. O ambiente possui acabamentos amadeirados e, na fachada, há um guarda corpos de vidro. Para colorir o ambiente, decidiram inserir os vasos no tom Azul Claro. Essa cor trouxe uma atmosfera de ar fresco e contrastou com a madeira. Nos vasos próximos a piscina, o acabamento Auto Brilho reflete a água e ilumina o local. Além disso, as cores das flores aqueceram a fachada fria.

E foi através desse frescor [do Azul Claro] que a gente criou essa composição, como na piscina, que colocamos os vasos posicionados como um abraço, que marcou todo o ambiente”, relatam os arquitetos.

A Vaso e Cor

Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Assim, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.

Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Confira mais sobre vasos decorativos no nosso blog:

Descubra os diferenciais de ter um vaso fonte em sua casa

Ouro envelhecido | Faça o paisagismo dos sonhos com a cor do Ano Novo

Dourado e branco | Oito ambientes com vasos decorativos para se inspirar na virada do ano

Sala de estar dos sonhos | Confira três dicas para incluir vasos de plantas na decoração

Saiba tudo sobre decoração de Natal com vasos de plantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *