Blog, Tendências

Harmonia de Cores: A paleta certa para o seu projeto

Entenda mais sobre a Harmonia de Cores e conheça a ferramenta para aplicar em seus projetos e ousar nas combinações.

As cores são as grandes comunicadoras. Elas transmitem mensagens, identidades e sensações. Inclusive, cada cor uma tem propriedades neuroativas capazes de agir em pontos específicos do nosso corpo. São elas que estimulam a nossa percepção cognitiva. Além disso, são capazes de causar emoções e influenciar nosso comportamento.

Por isso, em um projeto arquitetônico é fundamental ir além dos elementos que compõem o ambiente. É fundamental pensar no impacto que as cores usadas vão causar. Ou seja, refletir sobre qual será a experiência de cada pessoa naquele local. Seja em ambientes internos ou externos, a escolha da paleta é decisiva para construir uma harmonia de cores no espaço. Ela precisa ser feita a partir de uma análise assertiva do perfil do seu cliente.

Por isso, agora que você já conhece os benefícios de escolher a paleta certa para os ambientes, confira dicas sobre como usar a Harmonia das cores e como a ferramenta do Círculo Cromático pode te ajudar a construir projetos ainda mais incríveis.

Círculo Cromático

Produto das experiências de Isaac Newton, a princípio era muito utilizado para o estudo das tonalidades. Com o tempo, passou a ser requisitado por arquitetos, designers, estilistas e outros profissionais de criação. O círculo se destaca, principalmente, pela facilidade e funcionalidade do instrumento.

Dividido em 12 partes, o disco cromático – como pode ser chamado – é indispensável para construir combinações harmônicas e visualmente agradáveis. Ele é responsável por identificar diversos esquemas de harmonia de cores. Pode ser fundamental para facilitar a escolha de cores que atingirá o objetivo do seu cliente.

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que estão em posições opostas no círculo cromático e, consequentemente, contrastam mais entre si. No geral, as combinações construídas por elas são mais ousadas e tendem a trazer mais energia para o espaço. Por isso, são utilizadas em projetos nos quais a ideia é construir um ambiente cheio de vida e personalidade – sendo indicadas para clientes com perfis mais disruptivos.

Entenda mais sobre a Harmonia de Cores e conheça a ferramenta para aplicar em seus projetos e ousar nas combinações.
Cores Complementares

Além disso, as cores complementares são extremamente versáteis e podem assumir o papel de protagonista da decoração. Tons de vermelho e verde, ou amarelo e roxo, são exemplos de cores que proporcionam equilíbrio e beleza ao espaço.

Cores Análogas

Por sua vez, as cores análogas são aquelas que estão em posição adjacente no círculo cromático. Ou seja, estão lado a lado e possuem baixo contraste entre si. A aproximação desses tons resulta na existência de uma cor básica em comum. Este resultado constrói uma atmosfera de unidade e harmonia. Por isso, são utilizadas para compor espaços mais aconchegantes e confortáveis.

Cores Análogas

A combinação de verde e azul, por exemplo, pode te auxiliar a transmitir a sensação de paz e tranquilidade. Já o laranja e vermelho, quando combinados, podem trazer mais energia ao ambiente. A ideia é combinar cores vizinhas e criar um espaço dinâmico e, ao mesmo tempo, calmo.

Cores Tríade

A tríade é composta através de um triângulo perfeito no círculo cromático. Com partes equidistantes, o triângulo toca três cores distintas a partir das seus vértices. Diferente das complementares, essa combinação forma ambientes mais sutis e sem muito contraste. Assim, garante composições versáteis e muito criativas.

Harmonia de Cores
Cores Tríade

Trios como verde, amarelo e azul são muito populares no mundo da decoração. Inclusive, até inspiraram algumas obras do estilo Pop Art.

Outras combinações

Harmonia de Cores
Outras Combinações

As composições tríade, análoga e complementar são as mais conhecidas e utilizadas. Apesar disso, é importante conhecer as combinações mais complexas. Elas auxiliam em ambientes que pedem por mais originalidade. Conheça as Cores Complementares Divididas, o Quadrado Harmônico e o Retângulo Harmônico. Em seu projeto, elas serão ferramentas de inovação para decoração.

Cores Complementares Divididas

A composição complementar dividida ocorre quando combinamos uma cor com as vizinhas do seu tom complementar no círculo cromático. Basicamente, ao invés de escolher a cor oposta, você opta pelas suas vizinhas. A combinação de laranja, azul-violeta e azul-verde, por exemplo, é capaz de criar uma atmosfera harmônica.

Na decoração, as cores complementares divididas criam combinações mais harmônicas e delicadas, cheias de elegância e sofisticação. É um procedimento simples de ser feito e pode arrancar suspiros de quem passa pelo ambiente.

Quadrado Harmônico

Também conhecido como Harmonia 90°, o Quadrado Harmônico se trata da combinação de quatro cores complementares. Juntas, elas criam uma composição vibrante e com bastante contraste. Por se tratar de quatro tonalidades chamativas, é necessário analisar o ambiente e apostar em pontos de respiro entre as cores. Esse fator, evita a sobrecarga de informação no ambiente. Utilizar muitas cores de forma desordenada pode causar efeito de desconforto e confusão.

Um exemplo dessa combinação á a junção de verde, laranja e azul. Outra, são as cores: vermelho-arroxeado, laranja, amarelo-esverdeado e azul.

Retângulo Harmônico

Assim como o quadrado, o retângulo harmônico é construído a partir da combinação de quatro cores em formato retangular no círculo cromático. É muito escolhido para trazer vibração e contraste ao espaço, mas precisa ser utilizado com a ajuda de um profissional. Como combina quatro cores diferentes e chamativas, é uma escolha ousada.

Para quem deseja criar um espaço mais descontraído e vívido, o retângulo pode ser uma ótima aposta. O importante é entender o objetivo do seu cliente. Se a combinação de quatro elementos coloridos atender o perfil dele, o resultado será extraordinário.

A Vaso e Cor

A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Por isso, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.

Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *