Blog

O momento ideal para o paisagismo

Entenda mais sobre o momento ideal de inserir o Paisagismo no seu projeto e conheça os benefícios estéticos e práticos para o seu cliente.

Há quem pense que o Paisagismo é uma etapa seguinte ao projeto e a obra. Porém, seria mesmo este o momento ideal para o Paisagismo? Para responder esta pergunta, estudamos o que dizem os especialistas.

Sobre essa questão, um consenso é claro: é importante que arquitetura e paisagismo se integrem. Dessa forma, tendem a comunicar a mesma mensagem. Assim, uma estética harmoniosa surge quando a construção é realmente finalizada.

Além disso, é o planejamento que torna a beleza do projeto duradouro. Por isso, contratar um profissional é de extrema importância. O Paisagista considera todas as variáveis envolvidas no ambiente. Entre elas, exposição solar, comportamento das espécies em outras estações e muito mais!

Por isso, confira tudo sobre o momento ideal para o Paisagismo no seu projeto.

O projeto de Paisagismo

Você sabia que o paisagismo ideal valoriza o imóvel? Às vezes, valoriza até o condomínio onde se encontra. Além disso, a presença do verde bem colocado torna o ambiente mais acolhedor. Por esse motivo, condomínios buscam cada vez mais reservar um espaço para as plantas. Nestes cenários, gramados extensos também são muito comuns.

Entenda mais sobre o momento ideal de inserir o Paisagismo no seu projeto e conheça os benefícios estéticos e práticos para o seu cliente.
Vaso Cilindro – Cor: Chumbo.

A busca pela sensação de bem estar através da Natureza vai além dos nichos da Arquitetura e Paisagismo. Segundo a WGSN, esta é uma tendência de consumo. Assim, é possível afirmar que a veremos em uma grande parte de segmentos de mercado. Entretanto, este contato com o natural não se restringe ao uso de plantas. Da mesma forma, madeiras, cores suaves e materiais rústicos também serão utilizados.

Acima de tudo, para conseguir um resultado que equilibre todos estes elementos, é importante contratar um Paisagista profissional.

A importância do Paisagista

O trabalho do Paisagista equilibra estética, bem estar e funcionalidade. Entretanto, a importância do seu trabalho para reduzir estresses não é popularmente conhecido. Por outro lado, acertar o momento ideal para o Paisagismo permite um projeto extremamente funcional.

Por exemplo, o Paisagista pode reduzir a poluição visual e sonora nos ambientes. Com a vegetação certa, é possível criar uma barreira que torna o local mais silencioso. Dessa forma, sem impedir a circulação de ar. Além disso, ainda permite a entrada de luz natural.

É também o Paisagista que planeja o jardim a longo prazo. Assim, ele escolhe as espécies considerando todas as temperaturas que ela irá enfrentar ao longo do ano. Nesse sentido, em regiões que possuem grande variação de climas, é ainda mais importante o apoio de um profissional.

Atividades do Paisagista

As funções de um Paisagista contratado no momento ideal para o Paisagismo se dividem em 3 etapas: Antes, durante e depois da execução. Desse modo, antes de qualquer coisa, o profissional faz uma análise do terreno e do solo. Da mesma forma, analisa as condições climáticas da região. Por exemplo, verifica a quantidade de exposição solar e de chuva estimada ao longo do ano. Nesta etapa, ainda define elementos decorativos. Entre eles, a iluminação, as pedras, os vasos e jardineiras que irá utilizar.

Entenda mais sobre o momento ideal de inserir o Paisagismo no seu projeto e conheça os benefícios estéticos e práticos para o seu cliente.
Pedras Clássicas – Cor: Dolomita. Residência E&D. Projeto por: @esarquitetura

Entre o Projeto e a Execução, existe a fase de ajustes e aprovações com o cliente. Assim, o resultado atende aos objetivos e necessidades de quem vai usufruir diariamente do paisagismo. Então, inicia-se a fase de implementação. Nesta, o paisagista faz o acompanhamento da equipe de execução. Desta forma, garante que não exista distância entre a expectativa e a realidade. Por fim, o paisagismo executado se mostra fiel ao projeto que foi construído.

Finalmente, o projeto de Paisagismo está finalizado. Apesar disso, o Paisagista ainda tem uma última função. Nesta etapa, ele reúne as informações coletadas no momento de escolha das plantas. Com elas, monta o planejamento de manutenção de cada espécie. Se necessário, instrui o responsável pelo cuidado com o jardim.

Quando contratar um paisagista

Embora seja possível contratar um Paisagista após finalizar a obra, este não é o ideal. O momento ideal para o paisagismo é logo no início do planejamento. Afinal de contas, adiar a contratação de um Paisagista traz malefícios para o cliente e para o profissional.

Sem o planejamento ideal, o Paisagismo torna-se um investimento financeiro surpresa para o cliente. Neste cenário, por já estar com a obra pronta ou quase pronta, ele também tem pressa. Portanto, o combo de baixo investimento e busca por resultado rápido é um perigo para o resultado final.

Composição com Vasos em Acabamento Tons da terra.

Da mesma forma, o Paisagista encara novos desafios. Ou seja, precisa entregar o possível, com orçamento e prazo consideravelmente curtos. Além disso, a arquiteta Yael Gossis aponta em seu blog que a parte artística do processo também é afetada. Pois com a obra finalizada o paisagismo é limitado ao já que foi construído. Assim, sem possibilidade de ajustes para maior integração com a edificação.

Paisagismo desde o início

Há diversos benefícios em contratar um Paisagista já no início do projeto. Dentre estes, alguns já citamos aqui. Por exemplo, planejamento financeiro e de tempo, limitações artísticas e muito mais. Porém, além disso, existem outros fatores.

Na maioria das vezes, quando o Paisagista se depara com uma obra finalizada, o paisagismo se restringe a área externa. Nestes casos, é mais comum que o concreto e o natural não conversem tanto entre si. Ou, ainda, que exterior e interior passem mensagens diferentes. Por isso, é importante lembrar que paisagismo não se limita ao jardim.

Entenda mais sobre o momento ideal de inserir o Paisagismo no seu projeto e conheça os benefícios estéticos e práticos para o seu cliente.
Vaso Taça – Cor: Verde Esmeralda.

Além disso, o resultado não causa o efeito esperado pelo cliente. Porém, isso ocorre porque as plantas levam algum tempo para crescer. Assim, pode ocorrer um contraste entre a edificação pronta e o paisagismo recém implantado. É possível adquirir mudas já crescidas. No entanto, esta solução conta com um investimento maior que o cliente pode não disponibilizar.

Tipos de Paisagismo

Assim como o projeto arquitetônico, o paisagismo também segue e reflete a personalidade de cada cliente. Da mesma forma, ele tem variações e estilos que vão além de jardins. Pelo contrário, a Natureza tende a adentrar os ambientes cada vez mais. Sejam eles residenciais, comerciais, corporativos ou afins. O bem estar é o novo luxo, caminha com a funcionalidade e, pode-se dizer, superou a estética.

Entenda mais sobre o momento ideal de inserir o Paisagismo no seu projeto e conheça os benefícios estéticos e práticos para o seu cliente.
Vaso Estilo – Cor: Chocolate em Acabamento Tons da Terra.

Em 2022, a CASACOR elencou em seu blog 6 tipos de Paisagismo. Ao contratar um Paisagista no momento ideal para o paisagismo, é possível aplicar estilo preferido para o seu cliente, seja ele qual for. Para isso, especialmente em interiores, utilize vasos, jardineiras, fontes e escolha o acabamento que mais combina com o objetivo.

A Vaso e Cor

Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Assim, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.

Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *