Projeto por: @esarquitetura e @homegardenmoveis
Contrate o profissional certo para cada momento! Leia a matéria e entenda a diferença entre paisagismo e jardinagem e acerte nesta escolha.
É comum que surjam muitas dúvidas na busca por profissionais que façam projetos, execução ou manutenção do paisagismo. Isso porque as áreas de atuação de paisagistas e jardineiros são muito próximas. Então, sobretudo, é indispensável entender a diferença entre paisagismo e jardinagem.
Sim, ambos os conceitos se mesclam e são aliados porque utilizam o mesmo material: plantas. Assim, a longo prazo, é comum que você utilize os dois serviços – de paisagismo e de jardinagem – para o seu jardim. Porém, eles possuem diversas diferenças, limitações e momento certo para entrar em cena. Inclusive, já falamos sobre o momento ideal para contratar o paisagismo em outro blog. Aqui, vamos entender melhor estes dois conceitos e o que os difere.
Paisagismo
O paisagismo tem duas grandes diferenças em relação a jardinagem. Primeiramente, o paisagista é responsável por criar um projeto funcional. Assim, o resultado deve ser integrado ao projeto arquitetônico. Então, quanto antes começá-lo, melhor. Por isso, é muito comum que arquitetos e paisagistas trabalhem em parceria e com ferramentas semelhantes.
Além disso, o projeto paisagístico não inclui apenas plantas. Esta talvez seja a diferença entre paisagismo e jardinagem mais marcante. Ou seja, o paisagista cria ambientes completos que consideram a funcionalidade e o objetivo do cliente. Por isso, juntamente com as plantas, ele pode utilizar outros objetos como decorações, vasos, pedras e mobiliário.
Paisagismo com vasos
Isso mesmo, o Paisagismo não se limita ao plantio no solo. Pelo contrário, o uso de vasos e jardineiras permite que ele expanda para áreas internas e cômodos privados. Assim, é possível levar a natureza para cozinhas, salas de estar, quartos e até banheiros. Isso porque o uso de vasos não se restringe a plantas pequenas. Na verdade, com o vaso correto, é possível cultivar espécies grandes como árvores frutíferas e palmeiras.
Além disso, estas peças auxiliam o alcance de diferentes objetivos. Por exemplo, você pode utilizar jardineiras altas para trazer privacidade para seu ambiente externo. Bem como podem ter como objetivo setorizar espaços abertos. Da mesma forma, você pode utilizar bacias e jardineiras menores para montar uma pequena horta. Ou seja, tudo depende do objetivo do projeto.
Neste sentido, as pedras também são aliadas do paisagista. Estes elementos adicionam mais uma camada de naturalidade ao ambiente. Na Vaso e Cor, enfatizamos as funcionalidades das Pedras Clássicas. Por serem leves, elas facilitam a execução do projeto paisagístico. Além disso, quanto mais o tempo passa e as espécies se desenvolvem ao redor da pedra, mais natural ela se torna.
A água também é um elemento muito utilizado por paisagistas. Seja em cascatas, lagos, oásis ou fontes, é um elemento natural sempre bem-vindo. Por isso, os Vasos Fonte e Kits Vaso Fonte foram desenvolvidos: viabilizar a montagem de uma fonte em qualquer ambiente. Isso porque entendemos que apostar na combinação de plantas e água não tem erro!
Jardinagem
A jardinagem é o que torna o paisagismo durável. Então, a atuação do jardineiro se dá na manutenção do espaço. Isso porque são estes profissionais que possuem maior conhecimento técnico em relação ao solo e as plantas. Além disso, atuam em parceria com paisagistas.
É o paisagista quem projeta o espaço. Por sua vez, o jardineiro é quem executa o projeto e o mantém vivo. Por isso, é comum que paisagistas contem com equipes de jardinagem parceiras. Neste caso, elas auxiliam na escolha das espécies e na execução dos projetos. Assim, ao contratar o serviço de paisagismo, a jardinagem já está inclusa.
A manutenção não se restringe ao jardim ou ao plantio no solo. O plantio em vasos também requer os cuidados de um jardineiro. Assim, este profissional pode conferir e garantir a saúde da planta. Além disso, ele é apto para perceber possíveis problemas. Por exemplo, questões de qualidade do substrato, rega, poda, entre outros.
Qual escolher?
A diferença entre paisagismo e jardinagem está no momento de contratar cada serviço. O momento ideal para contratar o paisagismo é logo após o projeto arquitetônico. Ou seja, antes da obra. Se possível, contrate um arquiteto e um paisagista ao mesmo tempo. Assim, farão um projeto completamente harmônico e integrado.
A jardinagem entra no momento de execução do projeto paisagístico. Como citamos anteriormente, é provável que o Paisagista contratado já tenha essa parceria. Assim, você precisará encontrar uma equipe de jardinagem para fazer a manutenção do seu espaço. Dessa forma, você terá um jardim conservado da forma em que foi planejado.
A Vaso e Cor
A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Assim, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.
Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.
Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.
E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!