Blog

Tendências do Salone del Mobile 2023

Confira as principais Tendências do Salone del Mobile 2023 e fique por dentro da maior feira de móveis e design do mundo.

O Salone del Mobile é nada menos que a maior referência de móveis e design do mundo! Por isso, reúne designers e marcas de diferentes países em Milão, na Itália. Assim, distribuídos em mais de 210 mil metros quadrados, as empresas expõem suas melhores e mais recentes inovações. Este ano, a 61ª edição contou com 1962 expositores e mais de 300 mil visitantes. Além disso, uniu artesanato, cultura, arte, interatividade e design.

Este evento é um guia para todo o mercado de mobiliário, design e decoração. Além disso, impacta diretamente nos mundos da Arquitetura e do Paisagismo. Por isso, preparamos um report com as principais tendências Salone del Mobile 2023. Aqui, você poderá conferir os principais tópicos que movimentaram a feira deste ano!

Salone del Mobile 2023

Nessa edição o tema do ano foi “Building The (Im)possible”. Em português, “Construindo o (im)possível”. Porém, o que isso significa?

Este tema fala sobre futuro. Ou seja, sobre o que já foi impossível, mas deixou de ser. E, além disso, sobre o que ainda é impossível, mas logo será possível. Assim, convida os expositores e visitantes a pensarem no futuro do design. Dessa forma, as tendências Salone del Mobile 2023 ditam o trabalho dos profissionais da área daqui em diante.

Além disso, o “Building The (Im)possible” se pauta na inspiração natural. Para isso, que elas sejam voltadas para a sustentabilidade e utilizem de matérias-primas bem pensadas. Como resultado, o tema tem como objetivo alcançar metas que antes eram impensáveis. E, então, criar o futuro.

Conforto envolvente

Este merece ser o primeiro tópico entre as tendências Salone del Mobile 2023. Isso porque este movimento já está mais que consolidado. Além disso, ultrapassa as fronteiras do design e atinge diversos âmbitos do morar e do consumo. Por exemplo, o Conforto Envolvente conversa com uma tendência já falada por aqui: A Ritualização do Habitar.

A tendência fala sobre a busca pelo bem-estar. Como o nome já diz, evoca o conforto. Para isso, cria-se atmosferas naturais, agradáveis e acolhedoras. As formas seguem a tendência orgânica, curvas que envolvem e suavizam os contatos. Sobretudo, há uma preocupação que formas e cores indiquem conforto antes mesmo de serem tocadas. Por isso, há um cuidado especial com o visual. Dessa forma, essa tendência traz uma experiência que impacta todos os sentidos. Assim, a escolha das cores e das texturas são de extrema importância.

Confira as principais Tendências do Salone del Mobile 2023 e fique por dentro da maior feira de móveis e design do mundo.
Poltronas das marcas Moroso e Natuzzi na Feira de Milão.

Então, tecidos como o Bouclé estão em alta. Assim como outros tecidos crus, texturizados, mas confortáveis ao toque. Da mesma forma, materiais naturais são muito presentes. Inclusive, de formas inéditas. Exemplo disso é a argila e o concreto que surgiram em superfícies como nunca antes. Já as cores seguem uma paleta que transita entre tons neutros, porém quentes. Agora, tons terrosos, rubros e corados são utilizados para conferir personalidade e calor aos ambientes. A combinação destas características resulta em conforto e equilíbrio em fluidez e estabilidade.

Fusão de estilos

Falando em equilíbrio de pontos opostos, o tópico Fusão de estilos é sobre isso. Esta tendência une dois ou mais estilos em um mesmo ambiente. Por isso, entre todas as tendências Salone del Mobile 2023, esta é a que resulta em ambientes mais contrastantes. Isso porque este é um movimento que permite a experimentação e a ousadia.

Confira as principais Tendências do Salone del Mobile 2023 e fique por dentro da maior feira de móveis e design do mundo.
Paola Lenti no Fuorisalone.

A fusão de estilos diz que, no seu espaço, quem faz as regras é você. Por isso, o mobiliário deixa de ter o rótulo de indoor ou outdoor. Agora, ele pode ser utilizado onde a personalidade do ambiente pedir. Da mesma forma, a divisão de cômodos deixa de ser com paredes. Assim, novos materiais e objetos passam a setorizar os ambientes. Neste sentido, o cobogó adquire diversas outras roupagens e ganha relevância. Além disso, o vidro também se destaca. Não só como divisória, mas também em objetos e decorações.

Confira as principais Tendências do Salone del Mobile 2023 e fique por dentro da maior feira de móveis e design do mundo.
Exposição de tapetes da grife Hermès.

Na fusão de estilos, a ousadia pode vir de diferentes momentos. Há uma abertura para o maxi – texturas chamativas, peças grandes e excessos. Ao mesmo tempo, o ambiente pode ser majoritariamente neutro e funcional. Porém, com um toque de uma cor viva e destacada. Neste sentido, as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) ganham força. Como resultado, os ambientes equilibram diferentes estilos, mas mantém a harmonia e transmitem uma personalidade própria.

Conexão

A Conexão tem como objetivo propiciar um ambiente que leve você a se conectar consigo mesmo. Além disso, permitir que você se conecte com outros que possuem o mesmo propósito e ir além. Também é uma tendência que permite a experimentação. Se a Fusão de estilos tratava de unir diferentes estilos, a conexão trata de unir diferentes disciplinas. Como, por exemplo, decoração e moda.

Confira as principais Tendências do Salone del Mobile 2023 e fique por dentro da maior feira de móveis e design do mundo.
Cadeiras com intervenções da marca LOEWE.

A Conexão promove, também, a união de diferentes culturas. Assim, conecta traços culturais de pontos distintos do mundo. Por isso, as famosas collabs ganham ainda mais força. Neste sentido, unir duas ou mais culturas e pontos de vista é bem-vindo. Para isso, a tecnologia está mais do que a disposição. Este movimento utiliza a tecnologia para potencializar as ideias. Dessa forma, inova em suas criações. Exemplo disso, são os mobiliários feitos de plástico presentes em mais de uma exposição da feira.

Confira as principais Tendências do Salone del Mobile 2023 e fique por dentro da maior feira de móveis e design do mundo.
Paola Lenti

Porém, a tecnologia vai além da criação de novos materiais. Neste momento, ela é ferramenta de conexão. Então, foi utilizada para proporcionar experiências visuais, sonoras e sensoriais. Falando em visual, as cores são bastante presentes nesta tendência. É um momento de investir na intensidade cromática de cores como fúcsia, turquesa e o verde escuro. Ao unir diversos elementos de mesmo tom, uma atmosfera de força e conexão se estabelece.

A Vaso&Cor

Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro de casa precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Por isso, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.

Além disso, busca estar conectada as tendência e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.

Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.

E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *