Uma seleção de conteúdos incríveis com todas as tendências do momento para se inspirar e levar a natureza para todos os espaços.
A Vaso e Cor está atenta a todas as tendências que envolvem os mundos da arquitetura, do paisagismo e da decoração. Além disso, se mantém a par das formas predominantes de morar e consumir. Sobretudo, é essencial entender o que guia nossos hábitos e escolhas. Dessa forma, é possível oferecer soluções inovadoras e atualizadas.
É comum que, ao falar de tendências, elas sejam confundidas com uma onda passageira. Porém, elas podem ser de longo prazo. Além disso, muitas nos apontam transformações de um mundo que nunca voltará a ser o mesmo. Por isso, é importante acompanhar – pelo menos – o rumo dos segmentos com os quais lidamos em nosso cotidiano.
Apesar disso, as tendências não são o único ponto a ser considerado na construção de um projeto. Pelo contrário, elas são apenas um dos pilares. Neste cenário, o arquiteto ou paisagista possui três elementos para equilibrar. Portanto, além das tendências, é importante colocar em conta outros dois estilos: do cliente e do profissional.
Primeiramente, é necessário identificar as necessidades e preferências do cliente. Assim, será possível encontrar a melhor forma de inseri-las em soluções autênticas e contemporâneas. Para isso, é necessário que arquitetos e paisagistas acompanhem as movimentações dos mercados em que estão inseridos. Então, com o objetivo de facilitar a busca por referências, elencamos as principais tendências do momento.
Macrotendência x Microtendência
As tendências não surgem por acaso. Na verdade, elas têm como origem picos de inovação e desenvolvimento. Assim, nascem em momentos de mudanças econômicas, sociais ou tecnológicas. Por fim, acontece um movimento de fora para dentro, do macro para o micro.
As macrotendências não possuem este nome à toa. Pelo contrário, elas atingem um grande raio e perduram por um longo tempo. Portanto, não se restringem a culturas, fronteiras ou períodos específicos. Além disso, atingem muitos – senão todos – segmentos. Exemplo disso, é a macrotendência da busca pelo bem-estar. Neste cenário, o movimento mudou a forma de morar, consumir, praticar o autocuidado, entre muitos outros hábitos. Devido sua amplitude, a macrotendência influencia e guia tendências menores.
Nesse cenário, as microtendências são ramificações de uma macro. Por isso, manifestam o conceito inicial, mas através de ações ou produtos mais específicos. Da mesma forma, podem atingir apenas determinados nichos. Além do mais, possuem um prazo de influência curto. Logo, por serem mais superficiais, são mais fáceis de identificar.
Bem-estar
Em 2020, durante a pandemia do COVID-19, foi necessário passar mais tempo em casa. Assim, os consumidores foram convidados a olhar para dentro de si mesmos. Por isso, a busca por propósito em ações do cotidiano se intensificou. Dessa forma, propósito e bem-estar se tornaram sinônimos.
As tendências do bem-estar impactaram todos os segmentos. Isso porque os hábitos de consumo mudaram. Porém, os segmentos relativos ao autocuidado e ao morar se transformaram significativamente. Agora, o estar em casa tem rituais onde antes havia tarefas do dia a dia. Por exemplo, o banho se tornou um momento de muitas etapas. Da mesma forma, cuidar das plantas tem novos significados.
Ritualização
Neste cenário, durante e pós pandemia, encontrar prazer no cotidiano se tornou o objetivo. Por isso, não bastava mais apenas investir em produtos e experiências externas. Pelo contrário, agora é prioridade estar atento às sensações que os momentos rotineiros afloram. Além disso, é importante estar presente, possuir propósito e intencionalidade.
Assim, rotinas simples como arrumar a casa, cultivar plantas, tomar banho e realizar o skincare ganham novas etapas. Ao passo que estas etapas são um modo de aterramento do indivíduo no presente. Então, chás e sais para banhos relaxantes, produtos e técnicas voltadas para a qualidade do sono, dermocosméticos e afins ganham força.
Neste mesmo sentido, também levamos a natureza para dentro dos lares. Não apenas através de plantas, mas também com água e pedras. Dessa forma, foi possível acompanhar a ascensão de fontes d’água, lagos naturais e oásis naturais em residências. Dessa forma, os ambientes pedem por mais conexão entre as pessoas e com a natureza.
Pontos de Ação
Conforme indicado pelas tendências, há um movimento de transformação nos interiores. Sobretudo, uma dedicação em enxergar o potencial de cada espaço em transmitir boas sensações. Assim como há um empenho, também, em transformar os ambientes em locais de descanso e paz.
Neste sentido, os interiores recebem uma nova roupagem. Agora, mais fresh para atender a necessidade de casas-refúgio. Nelas vemos linhas orgânicas, materiais naturais, vasos de plantas e fontes d’água.
O verde não vem apenas através das plantas. Segundo a WGSN e a Coloro, a cor Cool Matcha representa perfeitamente as mudanças comportamentais contemporâneas. O tom Cool Matcha é um verde pastel, calmante, pacífico. Assim, esta cor faz uma ligação entre a natureza e o clean.
Era do propósito
Já comentamos sobre a intensa busca pelo propósito nas ações de bem-estar. Porém, ela vai além deste segmento. As tendências chamam este momento como a Era do Propósito. Nesta era, a sociedade revê todos os âmbitos de suas vidas. Inclusive, a profissional.
A pandemia deu força aos modelos de trabalho híbrido e home office. Da mesma forma, a Era do Propósito vai um pouco mais além. Agora, há uma priorização por empregos que sejam conciliáveis com a vida pessoal. Ou seja, que permitam apreciar a vida, ter hobbies e estar em contato com a natureza.
O mesmo ocorre nos hábitos de consumo. Antes, as empresas pautavam ações em seus storytellings. Agora, para atender às novas exigências dos consumidores, uma boa história não basta. Entramos, então, na era do stoydoing. Em outras palavras, as pessoas estão pesquisando mais o que a marca realmente faz. Consequentemente, comprando de marcas que fazem aquilo que pregam em seu storytelling.
Pontos de Ação
Os ambientes da Era do Propósito são atemporais. Sobretudo, estes consumidores possuem maior preocupação com a durabilidade do que adquirem. Visto que refletem muito sobre as consequências do consumo, preferem itens duráveis. Pois estes itens estão alinhados com a intenção de sustentabilidade.
Então, para incorporar esta tendência nos projetos, é necessário optar por cores neutras. Neste cenário, a experiência é mais tátil do que visual. Por isso, as cores são mais suaves e as texturas ganham força. Especialmente, as naturais.
A cor Sustained Grey promete ser este convite a desacelerar. A WGSN a descreveu como “fundamental e básica com um toque utilitário”. Além disso, reforçou que a proposta do tom é promover equilíbrio e desacelerar.
Neo Real
Apesar da busca por diminuir o ritmo, o avanço tecnológico não para. Neste cenário, temas como metaverso e inteligência artificial se tornam cada vez mais palpáveis. Além disso, entram de forma definitiva no cotidiano das pessoas.
Neste sentido, consideramos que a tecnologia já faz parte do dia a dia. Assim, associar virtual com fictício já não faz mais sentido. A vida acontece online e o significado de “realidade” não é mais o mesmo. O objetivo se torna, então, o equilíbrio entre a tentativa de desacelerar e de se manter conectado à tecnologia.
Pontos de Ação
Se para tudo se busca um propósito, com a tecnologia não é diferente. Atualmente, aplicativos vêm sendo utilizados para auxiliar a rotina. Assim, as casas precisam estar cada vez mais integradas com a tecnologia. Dessa forma, em vez de tomar tempo, a tecnologia o otimiza.
Além disso, o digital é um apoio fora de casa também. Porém, com o mesmo objetivo: diminuir o uso de tempo com tarefas rotineiras e de organização. Desse modo, sobra tempo para hobbies e outras ações com propósitos. Todos os caminhos levam ao bem-estar.
Para estes espaços de conexão com a vida, mas sem excluir a tecnologia, foi lançada a cor Digital Lavender. A WGSN prevê que o roxo voltará a ser associado com o bem-estar. Além disso, é uma cor criativa que deve penetrar os mundos físico e virtual. Por isso, ela foi apontada como a cor do ano em 2023.
A Vaso e Cor
A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Assim, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.
Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.
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