Conheça as novidades do setor e descubra as tendências da Revestir que prometem guiar o setor de Arquitetura e Interiores em 2023.
Em 2023, a EXPO Revestir acontece entre 14 e 17 de Março. A partir deste ano, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina tem um novo local. Agora, o evento está localizado no Pavilhão São Paulo Expo que possui 62 mil metros quadrados de muita inspiração.
Assim, a feira conta com o dobro de espaço das edições anteriores. Espaço de sobra para apresentar todas as grandes tendências para o mercado brasileiro. Ligada a tudo que move os mundos de Arquitetura e Interiores, a Vaso&Cor acompanhou a EXPO Revestir de perto. Confira o conteúdo na íntegra e fique por dentro.
A Expo Revestir
Há mais de 20 anos, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina acontece no Brasil. Mais especificamente em São Paulo. Assim, de louças sanitárias à vítreos, a Revestir 2023 conta com mais de 300 expositores. Entre eles, expositores internacionais.
A partir de um longo estudo de mercado, as empresas expositoras trazem conteúdos e inspirações. Mas, sobretudo, tendências de seus segmentos. Por isso, o impacto da feira é claro e gera uma reação em cadeia no mercado nacional. Para entender o futuro dos materiais envolvidos nos processos de construção, a feira é a melhor oportunidade.
Neste contexto, a Revestir se apresenta como muito mais que uma feira de exposição de produtos. Pelo contrário, o evento é rico em conteúdos e experiências e guia tendências. Além disso, é um ambiente de negócios e atualização.
Grandes Formatos
No ramo da Arquitetura, vemos duas vertentes. De um lado, produtos decorativos estão cada vez menores. Do outro lado, produtos de base em grandes formatos têm invadido o mercado. A escolha de lastras cerâmicas na construção civil está em alta. Com peças que excedem 3 metros de extensão, o objetivo é trazer imponência. Com este tamanho, utilizam de pouco rejunte em sua aplicação. Por isso, aparentam maior uniformidade visual. Essa característica favorece a sensação de leveza e amplitude do espaço.
Neste ano, a EXPO Revestir continua a reforçar a tendência de peças grandes. Além disso, traz superfícies que remontam a naturalidade encontrada na natureza. De pedras a marmorizados, elas encantam com seu realismo gráfico.
Além disso, os formatos impressionam. Vivemos uma era em que o maxi ganhou espaço e vemos sua aplicação em locais não convencionais como bancadas e fachadas. Para compor espaços com essas lastras, o desafio é escolher objetos que reforcem o conceito de imponência.
A aplicação de portas pivotantes grandes, vasos maiores e plantas com folhas largas podem ser opções. Em fachadas, o uso de vasos gigantes é bastante comum. Na Vaso e Cor, opções como Nácar GG ou ainda os Containers – com 2 metros de altura – podem contribuir com a harmonia da composição.
Novo Retrô
Anualmente, no mundo todo, vemos novas tendências surgirem em feiras e no streetstyle. E, apesar da transitoriedade de muitas delas, trazem consigo um apelo ao futuro com muitas referências ao passado. Esse movimento acontece com um olhar de renovação e busca uma nova linguagem para o design. Na moda, as tendências sempre retornam com uma nova roupagem. Da mesma forma, a arquitetura também revive traços e busca na contemporaneidade trazer memória afetiva e nostálgica aos espaços.
Embora esta seja uma era de minimalismo e simplicidade, o movimento retrô ressurge. Paredes coloridas, elementos geométricos e peças vintages trazem mais alegria e vivacidade aos ambientes. Na Revestir, as empresas aderiram a essa tendência e trouxeram um retrô modernizado. Linhas simplificadas, formas orgânicas e jogos de geometria proporcionam a alusão ao estilo dos anos 50 e 80.
Nesse cenário, as empresas investiram em formatos pequenos e em produtos em estilo de pastilhas. Assim, uma das indústrias que apostou neste sentido foi a Ceusa Revestimentos. Com a coleção Easy (10×10), reforçaram a pegada retrô maximalista – característica da marca – com cores vibrantes contrapondo geometrias simples. A peça foi inclusive recebeu Best in Show (prêmio conferido pela Anfacer)
Além disso, outras marcas partiram para um conceito mais neutro e com referências ao estilo industrial. Por exemplo, a Deca se inspirou em elementos deste estilo. E, assim, lançou a coleção Urban. O produto apresenta um visual industrial com elementos detalhados e vintage.
Busca pela essência natural
Com inspiração e conexão com a natureza, as empresas apresentaram na Revestir propostas naturais. Todos os anos, é comum vermos a presença de novos mármores, pedras e cimentícios na feira. Porém, este ano a beleza biofílica ganha um novo teor com um apelo tátil. Por isso, as peças antes lisas, agora ganham relevos sutis que convidam ao toque.
As peças, em sua maioria, têm nuances claros que trazem pacificação. E, na vertente do autocuidado, empresas como Deca lançaram linhas de banheiras. Assim, a ritualização do habitar é reforçada pelas marcas na Expo Revestir.
Elegantes e neutros
Há quem diga que os tons neutros estão sempre em alta. Pode ser verdade, mas atualmente eles estão ainda mais em destaque. Como uma tendência duradoura, a era do bem estar foca em espaços de auto cuidado. Dentre eles, banheiros, salas de banho e ambientes de spa. Neste cenário, cores leves e neutras intensificam a atmosfera de relaxamento e tranquilidade. Assim, tons como branco, off white, bege, cinza e cimentícios são bem vindos.
Para confirmar esta tendência, a Roca Cerámica traz a Série Koronis. Com produtos inspirados no minimalismo nórdico, o branco predomina. Assim, ambientes em total white surgem. Além disso, a marca reforça a possibilidade de composição com elementos quentes, coloridos ou envelhecidos. Dessa forma, a combinação cria contrastes que se integram de forma harmoniosa. Ainda assim, gera a criação de uma arquitetura única.
Seguindo a mesma proposta neutra em cores, a Portobello lançou a Coleção Authentic. Com quatro linhas cocriadas pelo artista Oskar Metsavaht, chef de cozinha Alex Atala, arquiteta Patricia Pomerantzeff e pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio. O conceito tem como base a autenticidade. Assim, apresenta produtos que permitem ambientes únicos.
Neutros e coloridos
Já a Decortiles aproveitou a EXPO Revestir 2023 para apresentar a cor do ano. Nesta oportunidade, apresentou a cor “Poeira Astral”. Apesar de ser um vermelho, a cor possui um tom médio. Assim, ultrapassa barreiras e se conecta com cenários distantes e espaciais. Com isso, é possível compor espaços com coloridos neutros.
A Vaso&Cor tem um portfólio de cores preparado para a era do auto cuidado. Independente do acabamento, todos contam com opções de cores neutras e neutros coloridos. No acabamento Auto Brilho, é possível destacar os tons Mel, Cinza e Branco. No caso deste último, a cor possui variações adaptadas para os acabamentos Tons de Rocha e Tons da Terra. Assim, os tons neutros são combinados com texturas naturais e reforçam a atmosfera de bem estar.
A Matéria Bruta e a Brasilidade
Com um momento de introspecção e valorização da beleza do imperfeito, movimentos que evocam a matéria surgem. Essa concepção, volta o olhar para o solo, para as origens do ser e do viver. Com essa visão, os elementos aparecem em sua forma bruta, de forma artesanal e exaltando a nossa brasilidade. nascem produtos simples e emocionais. Com isso, nascem na EXPO Revestir produtos simples e emocionais.
Assim, as empresas acolhem auto expressão e a autenticidade. Inserida neste contexto, a Portobello lança sua coleção assinada pelo Artista, designer e ativista brasileiro Oskar Metsavaht. A coleção Matéria prima emerge da necessidade de reconhecer aquilo que origina a matéria de um elemento arquitetônico.
Por conseguinte, o produto mais premiado da feira também traz sua expressão de exaltação a brasilidade. Maracangalha de Nildo José para Portinari recorre a memória afetiva para sua concepção. Nesse contexto, ele trouxe a inspiração nos azulejos coloniais, calçamentos de pedras e a energia da vibração do samba. Um design quente que desperta emoção.
Personalização
Com o cliente no centro mais do que nunca, os consumidores buscam ser coautores dos espaços em que vivem. Às vezes, procuram, inclusive, serem os protagonistas. Neste cenário, produtos que facilitam a personalização são uma boa pedida. Em revestimentos, algumas linhas de produtos se destacam por permitir duas possibilidades.
Marcas como Decotiles apostaram neste conceito. A coleção Kroma traz a proposta de paginar o produto com monocrômia ou ainda misturando as cores. Esta possibilidade também se fez presente em diversas coleções de empresas distintas. Assim, vemos a comprovação que a possibilidade de personalizar está por toda parte.
Como sabemos, é comum que as linhas de louças sanitárias sejam amplas. Dessa forma, cada produto da linha apresenta diversas cores e combinações. Neste sentido, o Grupo Dexco foi além. Nesta Revestir, a Linha Deca You movimentou o estande da marca.
Neste lançamento, a Deca inovou os formatos e cores de torneiras, bicas e acionadores. Assim, expandiu as possibilidades de personalização de banheiros e lavabos. Nos formatos, a empresa uniu curvas e linhas, quadrado e redondo. A novidade das cores são tons lilás, azul e branco perolizado.
A Vaso e Cor
A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Por isso, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.
Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.
Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.
E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!