Conheça 5 Plantas Aquáticas para Fonte e traga ainda mais naturalidade e fluidez ao seu kit Vaso Fonte da Vaso e Cor.
A procura por elementos naturais no paisagismo tem sido cada vez mais presente no cotidiano. Além da função decorativa, as pessoas também buscam formas de reconstruir a conexão com a natureza. Assim, transformar o espaço em um lugar que promova o bem-estar é a nova necessidade.
Pensando nisso, a Vaso&Cor desenvolveu um produto com o objetivo de trazer a sinergia entre a arquitetura, natureza e as pessoas: o Kit Vaso Fonte. Para saber mais sobre este lançamento e como montá-lo de forma simples em 4 passos basta acessar aqui.
Diante dessa perspectiva, trouxemos uma lista especial com 5 plantas aquáticas para construir composições ainda mais charmosas com o seu Kit Vaso Fonte e alcançar o tão desejado espaço dos sonhos.
A planta e o seu Kit Vaso Fonte
No seu ambiente, não é necessário escolher entre ter a naturalidade das plantas ou a fluidez das águas. Pelo contrário, o Kit Vaso Fonte pode ficar ainda melhor quando ornamentado com plantas aquáticas. Caso você queira trazer o verde para a decoração, a base do Kit pode ser o local ideal para aplicar a espécie aquática escolhida. Inclusive, não há risco de danificar o motor, pois ele está protegido pela capa!
Confira algumas sugestões de espécies de plantas aquáticas para o seu Kit Vaso Fonte.
Ninféia
Popularmente conhecidas como Lírios D’água, as Ninféias são plantas da família Nymphaeaceae e estão distribuídas pela Ásia, Europa, África e Américas. No paisagismo, as Ninféias são aplicadas em lagos e fontes artificiais. Suas flores elegantes e coloridas costumam surgir na primavera. Além disso, elas são responsáveis por fornecer sombra e abrigo para peixes que estão na água.
Mas, para garantir o desenvolvimento da planta no pós projeto, existem algumas instruções a serem seguidas. Em primeiro lugar, as Ninféias amam a luz solar e precisam estar em contato com ela, no mínimo, seis horas por dia. Durante o seu cultivo, recomenda-se o uso de fertilizantes de liberação lenta, a fim de contribuir para o crescimento da planta aplicada no ambiente.
Ninféias e Pote são modelos clássicos, por isso, são uma interessante composição! Por possuir um verde vivo e flores coloridas, esta espécie é perfeita para trazer cor às fontes neutras. Ela pode se destacar tanto em uma base escura – no tom Carvão, por exemplo – quanto em uma peça clara como as produzidas na cor Areia.
Planta Mosaico
Uma das plantas aquáticas queridinhas no paisagismo é a Planta Mosaico. Sua estrutura surpreende com sua estrutura simétrica e radial. Nativa do Brasil e da Venezuela, essa espécie possui rosetas que abrem durante o dia e contraem durante o período noturno. A coloração, por sua vez, varia entre verde e tons avermelhados.
Durante o inverno, essa espécie floresce com flores amarelas em formato de taças, o que traz um toque colorido e cheio de vida.. Contudo, é necessário atentar-se a sua proliferação, uma vez que podem produzir muitas sementes e acabar causando um desequilíbrio no seu ambiente.
Para o plantio, recomenda-se contato com sol pleno e distância das águas alcalinas – ou seja, com PH acima de 8. Grandes fãs do calor e da umidade, desenvolvem-se melhor em climas equatorial, subtropical e tropical.
Alface D’Água
De origem brasileira, o Alface D’Água é uma planta amplamente cultivada pelas regiões tropicais do mundo. Com suas folhas aveludadas, é muito popular entre os projetos paisagísticos e encanta por suas folhas flutuantes. Apesar de brotar flores, é o formato da planta que chama a atenção.
Para cultivá-lo, o primeiro passo é garantir que sejam posicionados em água livre de cloro e outros produtos químicos. A planta se prolifera rapidamente mesmo sem o uso de fertilizantes. Além disso, são fãs do calor e da luminosidade e não toleram temperaturas baixas por longos períodos.
A popularidade do Alface D’Água não é à toa. Esta espécie é muito versátil e forma ótimas combinações com diferentes peças. Prova disso é o contraste que esta planta traz ao Kit Vaso Fonte Topázio – modelo concreto e contemporâneo. Além disso, ela transita muito bem entre todas as cores. É possível criar uma composição monocromática com o Verde Oliva ou uma composição autêntica com o Terral, ambos ficarão incríveis.
Flor de Lótus
Muito popular na literatura clássica, a Flor de Lótus carrega um significado singular: a pureza espiritual. Para muitos adeptos a filosofia budista, a água carregada de impurezas que se acumula ao redor da planta está relacionada aos desejos carnais, enquanto a flor que desabrocha em meio a esse ambiente simboliza a elevação espiritual.
Na decoração, a Flor de Lótus é cultivada em jardins ornamentais ao redor do mundo todo. Suas pétalas brancas ou rosadas formam um contraste harmônico e delicado com o verde das suas folhagens. Além disso, elas possuem propriedades benéficas à saúde humana, como alívio de alergias respiratórias, tosses e outras inflamações.
O seu plantio é feito a partir das sementes, que podem desabrochar até 13 séculos depois da sua formação. Elas precisam ser furadas no invólucro e, então, germinadas. É importante usar água filtrada e sem cloro, e a troca do líquido precisa ser feita a cada dois dias até que elas brotem.
Inhame Preto
De origem asiática, mas muito distribuída no território brasileiro, o Inhame Preto é uma planta ornamental muito utilizada em lagos ornamentais e fontes. A sua tonalidade chama atenção por trazer intensidade a composição. A planta pode ser posicionada tanto dentro quanto fora da água.
O seu cultivo deve ser feito a pleno sol ou meia sombra e não suporta temperaturas baixas. O seu tamanho, por sua vez, pode chegar a 1,2m de altura. Agora que você já conhece algumas opções para compor a sua fonte, escolha a que mais combina com o seu ambiente e apaixone-se pelas combinações possíveis!
Por ser uma planta alta e escura, o Inhame Preto traz ainda mais impacto ao Kit Vaso Fonte. Por conta disso, equilibra a estética suave e orgânica do modelo Nácar. Para deixar que a espécie protagonize o ambiente, é possível optar por uma combinação mais monocromática utilizando o tom Tabaco. Mas, se o foco for compor fonte e planta de forma única, o tom Caramelho é uma boa pedida.
A Vaso e Cor
A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Por isso, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.
Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.
Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.
E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!