Blog

Como cuidar das plantas no inverno?

Confira dicas para saber como cuidar das plantas no inverno

Será que o clima frio traz diferenças na hora de cuidar das suas plantas? Em geral, a resposta curta é “sim”. Mas o que será que muda? Nesse texto, vamos entender como cuidar das plantas no inverno.

Assim como você, as plantas também mudam seus hábitos para se proteger do frio. Sendo assim, nada mais justo do que entender de que forma isso ocorre, facilitando na hora de cuidar da planta.

Primeiramente, é preciso saber que, durante o inverno, as plantas diminuem a capacidade de absorver luz e tem crescimento reduzido. Portanto, se você possui muitos vasos de plantas na sua casa, confira as nossas 5 dicas para protegê-las nos dias frios.

1) Rega

Um dos principais cuidados com as plantas deve ocorrer na hora de regá-las. Mas, ao contrário da estação mais quente, onde algumas espécies precisam ser regadas até três vezes por semana, no inverno essa frequência diminui.

Com as temperaturas mais baixas, a água demora mais tempo para evaporar. O problema é que umidade em excesso pode apodrecer as raízes. Então, antes de regar, uma dica é verificar com o dedo se a terra está molhada.

2) Poda

Como no inverno as plantas crescem menos por conta da umidade e a luz solar ser menos intensa, é importante evitar as podas. Esse tipo de prática pode ser mais complexa do que o comum durante o clima frio.

Procure manter o jardim apenas limpo e bem cuidado, retirando folhas e galhos soltos. Dessa forma você evita que se criem fungos na raiz da planta e garante a saúde da vegetação.

3) Adubo

Para que a planta mantenha um aspecto vistoso e se desenvolva, o adubo é uma parte importante nesse processo. Mas, durante a estação mais fria do ano, ele deve ser usado em menor quantidade.

Confira dicas para saber como cuidar das plantas no inverno

Por estimular a brotação, o adubo acaba trazendo um desgaste desnecessário para a planta. Isso ocorre por conta de que no inverno elas precisam poupar energia para florir na primavera.

 4) Luz

No inverno, a luz do sol é menos intensa e aparece por menos tempo durante o dia. Por isso é importante deixar a planta próxima da janela, de preferência em um local com circulação de ar.

Como você sabe, as plantas se alimentam através da fotossíntese. Sendo assim, essa ambientação para a planta é essencial para que elas possam se manter vivas durante o clima frio. Essa é uma das maiores dicas de como cuidar das plantas no inverno, por conta da importância da fotossíntese.

5) Terra

Por fim, é importante fazer a aeração da planta. Esse processo permite uma melhor absorção da água e oxigenação do solo. Então, com o tempo, a terra costuma ficar mais dura, sendo preciso afofá-la.

Esse processo pode ser feito com o cabo de uma colher, de forma superficial, com cuidado para não atingir o caule da planta. Lembre-se: as plantas são frágeis e é preciso ter atenção para mantê-las saudáveis, mesmo durante o inverno.

Gostou das dicas? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas novidades. E não se esqueça de acessar a nossa loja virtual e adquirir o Vaso e Cor perfeito para a sua planta de inverno.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *