Confira nossa matéria sobre CASACOR SP 2023 e fique por dentro de tudo que promete ser tendência na Arquitetura neste ano.
Especialmente falando da edição que ocorre no estado de São Paulo, a CASACOR é a principal mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores da América Latina. Assim, o evento é referência e atrai público de todo o Brasil e do exterior. Para isso, a edição de 2023 conta com mais de 11 mil metros quadrados. Neste espaço, foram construídos 74 ambientes. Nomes de peso como o arquiteto paisagista Alex Hanazaki e a dupla Figueiredo & Fischer Arquitetos. Além de paisagistas como Catê Poli, João Jadão e Luciano Zanardo integram o elenco desta edição.
A 36ª edição da CASACOR SP 2023 traz como tema “Corpo & Morada”. Assim, este tema entende a casa como uma extensão do corpo e vice-versa. Dessa forma, os ambientes são nossa morada, assim como o corpo em que habitamos. Por isso, a edição trata da casa, do mundo e da Natureza. Nesse cenário, evoca conversas sobre sustentabilidade, acessibilidade, bem-estar e diversidade. Para transmitir o conceito da mostra, os profissionais trouxeram à tona diversas tendências. Confira as principais aqui!
Experimentação de Cores
A CASACOR SP 2023 trouxe diversidade de cores e foi marcada pela experimentação de combinações inusitadas. Os tons transitaram entre paletas neutras e super coloridas. Os monocromáticos apareceram com maior discrição. Nestes espaços, forma incorporados com texturas convidativas ao toque e pequenos pontos de cores como plantas e decorações que quebravam a monocromia.
Um bom exemplo disso é o ambiente Casa que Abraça. Neste espaço, as arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho utilizaram uma base neutra, mas adicionaram pontos de cor através da decoração. Além disso, é possível notar que o projeto tem como inspiração o mar e a floresta. Para transmitir essa atmosfera, usaram de plantas e um chão revestido em tom de areia. Por fim, a dupla utilizou as cores verde e azul em estofados e no quadro principal – protagonista da sala. Assim, o espaço se torna uma tela em branco que ganha vida e tranquilidade através da natureza.
Em contrapartida, existem ambientes onde o neutro ficou para os detalhes. Assim, a combinação de cores é a principal característica do projeto. Por exemplo, a equipe Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores criou o ambiente O Reverso do Metaverso. Neste, a ousadia fez morada. A Arquiteta uniu as cores rosa, roxo, laranja e cinza em um único espaço. Paredes, estofados e revestimentos são coloridos ao passo que objetos decorativos – como os vasos – são pretos. Entretanto, o ambiente é completamente funcional e harmônico.
Cozinhas em Alta
Desde a pandemia do COVID-19, estamos passando mais tempo em casa. Apesar deste período de isolamento ter passado, alguns hábitos ficaram. Dentre eles, o de cozinhar no seu espaço. Neste sentido, a cozinha se transformou em um espaço de encontros e vivências individuais e coletivas. Por isso, CASACOR SP 2023 dá destaque para as cozinhas. A mostra conta com espaços de inspiração para cozinhas residenciais e, além disso, para restaurantes dentro da própria CASACOR.
As cozinhas residenciais são as mais variadas possíveis. Neste ano, os profissionais ousaram em neutros coloridos, cozinhas escuras, e o desgastado com história ganha ainda mais força. A diversidade nos espaços se dá por conta do tema. A casa, como extensão do corpo, conceitua essa liberdade criativa presente em cada arquiteto, e a cozinha como expansão desta forma de ser e de viver.
Nesse cenário, o restaurante BADEBEC da chef Lourdes Bottura teve o projeto assinado pela Altera Arquitetura. Neste cenário, a equipe batizou o ambiente de Ninho & Aspargos. No espaço, todo o teto foi revestido com galhos de aspargos desidratados. Além disso, esta é apenas uma das diversas texturas naturais utilizadas no espaço. O escritório utilizou também madeira, mármore, couro e linho. Este ambiente utilizou neutros coloridos que variam entre tons de verde, cinza e marrom. As formas curvas seguem em alta, dos sofás aos arcos na estrutura do ambiente. Como resultado temos o equilíbrio perfeito entre o orgânico e o sofisticado.
O bruto nostálgico
Assim como o tempo passa para o corpo, passa para a casa. Por isso, a CASACOR SP 2023 valoriza a imperfeição. As marcas de tempo são símbolos que trazem boas lembranças. Assim, as memórias e o passado receberam uma roupagem afetuosa nos ambientes.
Um dos elementos que reforçou este conceito foi o uso de cerâmicas rústicas. Acabamentos que simulavam o desgaste natural do tempo apareceram em vários pontos da mostra. Às vezes, como revestimento do chão, outras vezes em bancadas e paredes. Sobretudo, o sucesso se deve ao resgate ao nostálgico que esse material remonta.
Para apoiar os materiais e texturas, as cores terrosas ganham força. Nesta tendência de neutros coloridos, a cor terracota ganha novas expressões. Agora, os tons terrosos aparecem mais envelhecidos e menos saturados. Por vezes, remetendo ao rosa ou ao coral. Além disso, os ambientes nostálgicos contam com peças artesanais e obras de arte. Estes objetos decorativos se apropriam de materiais como a palha, o barro, a terra. Assim, a atmosfera do bruto permite uma viagem as boas memórias e convida a uma experiência mais tátil.
Jardins com história
Se as cozinhas são agora ambientes de encontro, os jardins são espaços de introspecção e tranquilidade. Pode parecer contraditório, mas no cenário atual, os jardins estão mais íntimos que as cozinhas. Assim, os projetos convidam para experiências individuais. Na CASACOR SP 2023, a paisagista Mônica Costa desenvolveu muito bem este conceito.
Através do projeto Horta Urbana, Mônica preencheu 100 metros quadrados com plantas. A paisagista utilizou jardins verticais, vasos, jardineiras e pendentes para distribuir as diferentes espécies escolhidas. Entre elas, plantas bem conhecidas como boldinho, alecrim, manjericão e lavanda. O ambiente em si é uma experiência visual e olfativa. Porém, vai além, incentiva os visitantes a se envolverem nos cuidados das plantas. Assim, o objetivo é gerar a desconexão com o mundo agitado através do toque, do cheiro, da apreciação e do cultivo.
Os renomados paisagistas Catê Poli e João Jadão também trabalharam em cima do conceito corpo, casa e natureza. Juntos, assinaram o projeto Mirante Paulista. O ambiente é um refúgio verde que faz com que os visitantes esqueçam que estão em São Paulo, uma cidade tão urbana. Bem como o corpo, o projeto expressa singularidade. “Em nosso ambiente, não há tamanhos e nem formatos idênticos, o que torna cada composição ainda mais especial e única”, diz a dupla para a CASACOR SP 2023.
A Vaso&Cor
A Vaso&Cor produz vasos com o propósito de levar a natureza para todos os ambientes. Ao mesmo tempo, entende que a vegetação dentro dos espaços precisa ser prática para tornar o ritual de cuidado com as plantas um momento tranquilo. Assim, utiliza da originalidade e criatividade brasileira para buscar sempre soluções que aproximem as pessoas do natural.
Além disso, busca estar conectada as tendências e as necessidades futuras. Por isso, os produtos e o atendimento visam descomplicar processos e proporcionar novas experiências. É com vasos leves, artesanais e únicos que pretendemos reforçar nosso propósito a cada projeto.
Acompanhe o nosso blog para conferir as últimas novidades.
E lembre-se de acompanhar nossas redes sociais!